Cinema com Vida continua com apresentações de Ingmar Bergan

Cibele Aguiar

O projeto Cinema com Vida optou por dar continuidade à Mostra de Filmes do diretor Ingmar Bergan, devido à riqueza de suas obras e dos debates que vêm sendo realizados. Na quarta-feira (26), será a vez do filme “O olho do diabo”, produzido em 1960. Nele, Bergman apresenta a luta entre o pecado e a virtude, o bem e o mal, o céu e o inferno, com a chegada de Dom Juan a terra e seu relacionamento com uma donzela.

De acordo com a professora Luciana Azevedo Rodrigues, que coordena a Mostra, esse é um filme pouco conhecido entre os brasileiros, não contando com exibições nem mesmo em programações alternativas de cineclubes e cinematecas. Segundo a professora, a crítica europeia não lhe deu a importância devida, considerando-o como um filme menor, no qual Bergman admite a derrota do inferno pela virtude; porém, outros autores também ressaltam a riqueza de sua narrativa e dualidades.

A mostra Cinema com vida é realizada todas as quartas-feiras, às 14 horas, no Museu de História Natural (Câmpus Histórico da UFLA).