UFLA participa do III Seminário Estadual de Iniciação Científica da Fapemig

Cibele Aguiar

Com o objetivo de debater e incentivar a vocação científica de estudantes mineiros, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realizou nos  dia 29 e 30 de setembro o III Seminário Estadual de Iniciação Científica. Estudantes de graduação ligados ao programa Iniciação Científica, bolsistas e coordenadores do Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do evento, o que possibilitou a integração com estudantes de 71 instituições de todo o Estado.

Entre os trabalhos apresentados pelos bolsistas de todas as instituições participantes, o estudante Reynaldo de Azevedo Gosmão, da Escola Estadual João Batista Hermeto, que participa do Programa BIC Jr. da UFLA, recebeu o certificado de Menção Honrosa pelo trabalho “O impacto do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas dos bairros Serra Azul e Novo Horizonte”. O trabalho foi realizado sob a orientação da professora Cláudia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação (DED).

Em seu pronunciamento, o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, destacou a importância da iniciação científica como motivação do interesse do jovem para a ciência e tecnologia, contribuindo para a melhoria da educação nacional, ao estimular, já no ensino médio, a vocação para a ciência.

Na programação, os jovens cientistas participaram de palestras, mesa-redonda e debates. Entre os assuntos abordados, destacam-se o programa do governo federal “Ciência sem Fronteiras”, o papel da Iniciação científica na formação do pesquisador e a apresentação da vencedora da XXIII edição do Prêmio Jovem Cientista, Júlia Soares Parreiras.

Apoio a jovens pesquisadores
O III Seminário Estadual de Iniciação Científica é parte da programação comemorativa de 25 anos da Fapemig. Somente em 2010, a Fundação destinou mais de R$ 13 milhões em programas de iniciação científica. Na UFLA, participam do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) 390 estudantes bolsistas (210 bolsas CNPq e 180 bolsas Fapemig), além de 347 que participam de projetos de Iniciação científica como pesquisadores voluntários e outros 25 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit/CNPq). O Programa BIC Júnior atende a 150 estudantes do Ensino Médio, de sete escolas públicas estaduais, com bolsas da Fapemig e CNPq.