Simpósio aborda desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia, nos dias 21 e 22 de setembro, o Simpósio do Agronegócio Brasileiro. Esta primeira edição discute o tema “Situação Atual e Perspectivas”, por meio de uma programação que conta com palestrantes de reconhecimento internacional no setor. Na manhã da quarta-feira (21), além da solenidade de abertura, houve palestras com os ex-alunos da então ESAL e professores eméritos Alfredo Scheid Lopes e Alysson Paulinelli (diretor da Esal no período de 1966 a 1971).

O simpósio é organizado pela Terra Jr, empresa júnior da UFLA que presta consultoria administrativa e agrícola. Segundo o seu diretor, Paulo Victor Azevedo de Paula, a escolha dos professores Scheid e Paulinelli como primeiros palestrantes não foi por acaso. “Eles deram um grande impulso ao desenvolvimento agrário brasileiro e participaram ativamente da história da UFLA. Foram os primeiros professores eméritos da instituição, portanto, são um exemplo para os estudantes e profissionais”, afirmou.

Na abertura, o orientador da Terra Jr, professor Renzo Garcia Von Pinho, apontou a UFLA como uma instituição importante no cenário agrícola brasileiro e mostrou dados sobre a agricultura nacional. “O setor é responsável por mais de um terço do PIB, mais de quarenta por cento das exportações e dos empregos. A escolha do tema é feliz e tem muito a ver com a nossa instituição”, disse.

Importância do agronegócio

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Magno Antônio Patto Ramalho, ressaltou o trabalho das empresas juniores da UFLA. O reitor em exercício, professor José Roberto Soares Scolforo, também abordou tais empresas, revelando que “ainda esse ano terá início a construção de uma estrutura para agregar as empresas juniores da universidade”.

Palestras

O professor Alfredo Scheid Lopes apresentou a palestra “Valorização da Agricultura: Solução definitiva e questão de segurança nacional”. Ele mostrou fatos e desfez mitos sobre o agronegócio brasileiro, considerando que a agricultura deve se valer mais do marketing. Expondo à população seus benefícios sociais, o agronegócio reduzirá o aspecto negativo com que tem sido abordado.

Precisamos de marketing positivo para o setor

Já o professor Alysson Paulinelli discorreu sobre “Agronegócio e o Cerrado”. Sua explanação partiu do desenvolvimento da agricultura e chegou ao atual cenário agrícola do Brasil, com os desafios e soluções para o cultivo no cerrado. Paulinelli considerou o simpósio como de “importância fundamental. O estudante interessado, que se encontra aqui hoje, é aquele que vai comandar o país amanhã, portanto, é preciso que se prepare”, afirmou.

É preciso que o estudante se prepare para o agronegócio do futuro

A programação do primeiro Simpósio do Agronegócio Brasileiro continua com palestras no Salão de Convenções, com representantes do Instituto para o Agronegócio Responsável (Instituto Ares), Ministério da Agricultura, União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) e Monsanto.

Esta primeira edição do simpósio conta com cerca de 280 participantes. O evento é uma realização da UFLA, organizado pela Terra Jr Projetos e Consultorias e com o apoio da Fapemig e Departamento de Agricultura.