Primavera dos Museus alia ciência e arte no câmpus histórico + TVU

Cibele Aguiar

Teve início nesta segunda-feira (19), no Museu de História Natural da UFLA, a programação da 5ª edição da Primavera dos Museus, que neste ano enfoca a temática “Mulheres, Museus e Memória”. A programação segue até domingo (25), contando com a exposição Mulher na Ciência: fatos e curiosidades; além de atividade de divulgação científica, palestra, mostra de filmes e sarau literário.

Na abertura da programação, na escadaria do Museu de História Natural, houve a apresentação do coral Vozes do Câmpus, com o maestro Augusto Pimenta. No interior do Museu, o Trio Preludium (Débora Antonucci – flauta doce e transversal barroca, Luciano Salgado – viola de gamba e alaúde e Augusto Pimenta – violoncelo) deram vida à exposição “Mulher na ciência: fatos e curiosidades”, com painéis sobre o papel das mulheres na construção do saber científico no decorrer da história. Entre as homenageadas, a primeira engenheira agrônoma formada na Esal, Arlete Camargo, da turma de 1956.

Músicas francesas do século XVIII deram vida à cerimônia

A professora do Departamento de Química, Luciana de Matos Alves Pinto, que está envolvida no projeto de revitalização do Museu, participou do evento com o filho Rafael, de sete anos. Em sua opinião, a comunidade acadêmica começa a despontar o interesse pelas programações culturais promovidas na Universidade.

Iniciativa

Os museus Bi-Moreira e Museu de História Natural participam da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com mais de 500 instituições, de 310 cidades brasileiras. Na UFLA, o tema foi contextualizado à realidade acadêmica, tendo como foco da programação a atuação das mulheres na construção do saber científico. A programação foi elaborada pela Coordenadoria de Cultura, pelo professor Silvério José Coelho e pela presidente da Comissão de Revitalização do Museu de História Natural, Ângela Maria Soares.

19 a 25/9 – EXPOSIÇÃO: Mulher na ciência: fatos e curiosidades

Visitação ao acervo do museu. 8h às 17h

AÇÃO EDUCATIVA – Ciência na Cozinha: Café com pão e manteiga – Atividade de divulgação científica que abordará, com uma linguagem simples, os conceitos da Física e da Química presentes no preparo desses alimentos. (pré-agendamento para escolas).

MOSTRA DE FILMES – MULHERES NO CINEMA (Cinema com Vida e Magia da Física)

Local: sala de audiovisual do Museu de História Natural, às 14 horas

21/9 – Persona – Ingmar Bergman (1966)

22/9 – Madame Curie – Mervyn Leroy (1943)

23/9 – Frida – Julie Taymor (2002)

24/9 – Alexandria (Agora) – Alejandro Amenábar (2009)

SARAU LITERÁRIO – 23/9 – leituras comentadas de obras de Cora Coralina, Clarice Lispector e Adélia Prado. Sala de audiovisual do Museu de História Natural da UFLA, ás 17 horas.

Assista ao vídeo da TV Universitária (Texto: Suzem Kellem e Imagens:Jayme Rodrigo)

[vsw id=”hRrje-WmQPA” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

MUSEU BI-MOREIRA