UFLA presta homenagens aos formandos da ESAL em Jubileu de Ouro e Prata

Cibele Aguiar

Abraços fraternos, emoção explícita, sentimentos de realização. De volta à Universidade Federal de Lavras, os ex-alunos das turmas de 1961 e de 1986 encontraram um câmpus bem diferente da época em que se formaram na Esal, com a expansão física e a ampliação dos cursos e de recursos humanos.  Os amigos também mudaram. Dos jovens cheios de sonhos, retornaram para a celebração do Jubileu de Ouro e Prata profissionais com um sentimento em comum: o orgulho de terem compartilhado momentos inesquecíveis e de poderem recordar uma trajetória de sucesso que tem a marca ESAL/UFLA.

A cerimônia que comemora os 50 e 25 anos de formatura foi realizada no sábado (10), no Salão de Convenções da UFLA, como parte das comemorações de 103 anos da Universidade. Receberam a homenagem 16 formados de 1961 e 52 de 1986, acompanhados de familiares e amigos. Muitos dos participantes vieram de cidades distantes, especialmente para a confraternização.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, fez um resgate da evolução da Instituição nos últimos anos, creditando aos ex-alunos uma parcela de contribuição deste sucesso. Citando-os como embaixadores da Universidade, relembrou que a federalização da Esal em 1963 se deve em grande parte ao envolvimento e efetiva participação da turma de 1961. Ressaltou que o desempenho profissional dos egressos homenageados é um orgulho para a Instituição e exemplo para muitas gerações de estudantes que se formam a cada ano.

Como representante da turma de 1961, João Márcio de Carvalho Rios, que mais tarde se tornou dirigente da Esal no período de 1979 a 1983, descreveu a emoção de reunir uma turma tão brilhante. Recordou a “Comissão dos 12” e do “Grupo dos Cariocas”, marcantes denominações para jovens amigos que se reuniam para o futebol e para manifestações em prol da federalização da antiga Escola de Agricultura de Lavras. Resgatou o desempenho dessa turma no esporte e de destaques como o colega Alfredão, das divulgações de fatos e eventos no “O Agrário” e da fervilhão de ideias e de sonhos. Pessoalmente, João Márcio tinha uma razão dupla para comemorar, ao mesmo tempo em que comemora o Jubileu de Ouro, uma de suas filhas comemora o Jubileu de Prata.

Muitos ex-alunos manifestaram suas emoções em breves relatos. Entre eles, o professor Alfredo Scheid Lopes, que prestou homenagem aos colegas com a apresentação de um vídeo em comemoração a data. Em seu relato: “Pedi a Deus que me desse saúde para ver a UFLA completar 50 anos e eu vi a Instituição chegar ao centenário. Agora, a emoção de compartilhar com os amigos o Jubileu de Ouro”, relatou emocionado.