Estudantes da UFLA rumo ao Simpósio dos Cafés do Brasil

Nesta semana, de 22 a 25, cerca de 80 estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participam do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em Araxá (MG), sendo responsáveis, juntamente com instituições parcerias, por uma média de 20% dos trabalhos científicos que serão apresentados. O evento é organizado pelas instituições mineiras: UFLA, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com o apoio da Embrapa Café. O Simpósio é realizado a cada dois anos e representa o maior evento do Consórcio Pesquisa Café, do qual a UFLA é uma das instituições fundadoras.

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes participará da abertura oficial do evento, que neste ano tem como foco o tema “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento”. Além do reitor, diversos professores participam do Simpósio, seja na apresentação de trabalhos, palestras, minicursos ou mesas-redondas.

De acordo com o professor de cafeicultura, Rubens José Guimarães, a participação da UFLA é incentivada e recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Ele reforça que desde a criação do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), em 1994, tradicionalmente a Fapemig contribui de forma efetiva para incentivar a participação de alunos e pesquisadores que tiveram trabalhos aprovados em simpósios e congressos. “Esta parceria contribui não apenas para a formação do profissional, como incentiva os estudantes à formação de grupos de pesquisa multidisciplinares”, evidencia o professor.

Para o coordenador do Necaf e estudante do último período de Agronomia, Evandro Andrade de Souza Júnior, o apoio recebido é fundamental para a participação maciça dos estudantes. Segundo ele, membros do Necaf, além de estudantes de outros departamentos, foram beneficiados com o apoio da Fapemig (diária + inscrição). “A troca de informações em eventos científicos sempre contribui para a nossa formação” declara.

Um ônibus foi cedido pela UFLA e o outro ônibus recebeu o apoio da Syngenta do Brasil.