Avanços e perspectivas na criação de codornas do Brasil

Estudantes, pesquisadores, professores e produtores de codorna de vários estados do país estão reunidos na Ufla para 4º Congresso Internacional e 3º Simpósio Brasileiro de Coturnicultura. O evento, que teve início na manhã desta quinta-feira, dia 14, tem o propósito de auxiliar na difusão, bem como dar um caráter científico às orientações para alguns dos importantes temas de enfoques globalizados nas áreas de produção, nutrição, melhoramento genético e mercado dessa espécie.

Promovido e organizado pelo Departamento de Zootecnia e pelo Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia Avícola (Necta), esse é o único evento específico direcionado a esse setor no país. Seu principal objetivo é colaborar com o desenvolvimento tecnológico e divulgação da coturnicultura, dando oportunidade de aprimoramento e proximidade entre os produtores, pesquisadores e importadores.

De acordo com o orientador do Necta, prof. Antônio Gilberto Bertechini, o setor de coturnicultura tem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos e as perspectivas futuras são bastante otimistas. “Os investimentos em pesquisa e tecnologia neste setor estão cada vez mais abundantes. Reflexo disso é a criação de codornas tanto para produção de ovos, quanto para de corte, que abastece um nicho mais específico. Saltamos de um criadouro de seis milhões de codornas em 2002 para cerca de 14 milhões neste ano”.

Sobre o Necta

O Núcleo de Estudos em Ciência e Tecnologia Avícola (Necta), fundado em 2001, é uma oportunidade para que estudantes com interesse específico na área de avicultura desenvolvam responsabilidade e o senso de trabalho em equipe, contribuam para a formação de seus colegas e mantenham o setor de aves exercendo sua função formadora de recursos humanos dentro da universidade. Visa proporcionar a seus membros as condições necessárias para aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos à área de formação profissional, dando uma vivência das profissões na avicultura de corte e postura.

O Necta é composto por alunos de graduação com diversidade no estágio de formação acadêmica e regularmente matriculados nos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária, e Agronomia da Ufla. Colaboram, também, alunos de mestrado e doutorado na área de produção animal, com ênfase de estudos em nutrição.