Prazo de inscrições para o Enem termina nesta sexta

Estudantes de todo Brasil devem ficar atentos: o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira, dia 16 de julho. Será através desta avaliação que estudantes de todo o Brasil poderão concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 2011, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Os candidatos que estão inscritos na terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS), triênio 2009-2011, também devem se inscrever no provão. O exame acontece nos dias 06 e 07 de novembro

No ato da inscrição, via internet, no site http://www.enem.inep.gov.br/, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório, preencher a ficha de cadastro e imprimir o boleto de pagamento da taxa no valor de R$35. As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Pessoas que necessitem de atendimento especial devem fazer o pedido no momento da inscrição. O mesmo vale para os sabatistas. No dia do exame, os que guardam o sábado devem chegar ao local de prova no mesmo horário marcado para os demais alunos, mas farão a prova somente a partir das 18h.

PAS

O Processo de Avaliação Seriada – PAS, sistema adotado pela instituição há 11 anos; reserva 40% das vagas da Universidade no primeiro semestre letivo. Com o ingresso da Ufla no Sisu, a terceira etapa do Processo será feira, também, através do Enem. As notas serão somadas às da 1ª e 2ª etapas. O candidato deverá efetuar sua inscrição no endereço www.copese.ufla.br no período de 27 de setembro a 25 de outubro, indicando o curso para o qual pretende concorrer.

Como funciona o Sisu

A Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se baseia nas notas do Enem. O MEC, durante um período determinado e previamente anunciado, abrirá o sistema, via internet, para que o estudante possa escolher, uma vaga em cursos de instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas).

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso. Serão feitas três chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição para a qual foram selecionados, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.