SBPC vai realizar reunião regional em Lavras




O presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, esteve reunido com o Reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, para buscar uma parceria junto à universidade no sentido de realizar a primeira reunião regional da entidade em Lavras. Também participaram da reunião a Pró-Reitora de Pesquisa, profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho e o Pró-Reitor de Extensão, prof. Magno Antônio Patto Ramalho. Os dois serão representantes da Ufla na organização do encontro.

De acordo com Raupp, como a SBPC representa a comunidade científica brasileira, o objetivo é mobilizar essa comunidade no sentido de defender políticas públicas voltadas para o âmbito da ciência e tecnologia. “Então, nós procuramos desenvolver parcerias e programas junto às universidades, afinal é onde se concentra a maioria da comunidade científica no Brasil”, explicou ele. 

O presidente da SBPC comentou ainda que “a tradição da sociedade é trabalhar com instituições em grandes centros, mas nós estamos mudando um pouco este foco porque as universidades estão passando por um processo de expansão e interiorização. Com isso, a SBPC está se interiorizando também”. 

Inovação e município

A Ufla sediará a primeira reunião regional da SBPC do interior de Minas Gerais, sendo que “o tema ‘Ciência, Tecnologia, Inovação e Município’ enfocará a questão da inovação e do papel da ciência e da tecnologia a nível municipal, assunto ainda pouco discutido no país”, comenta Ralph. 

De acordo com a profa. Édila, “ficou definido que a reunião regional será realizada em setembro, concentrando os congressos de Iniciação Científica (Ciufla), de Extensão (Conex) e de Pós-Graduação da Ufla, além de envolver a participação de outras instituições. 

A pró-reitora ressaltou, ainda, que “este encontro regional certamente vai fortalecer a interface entre pesquisa e extensão na Ufla, uma meta pela qual as duas pró-reitorias vêm trabalhando para atingir”. 

Já o prof. Magno afirmou que “sediar uma reunião da SBPC é uma oportunidade impar para a Ufla não só por permitir um entrosamento maior com outras universidades da região, como também por possibilitar que as atividades de extensão possam ser realizadas com maior intensidade”. 

Outras Ifes  

O Reitor prof. Nazareno, que também é presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Educação Superior de MG, afirmou que na próxima reunião do fórum, pretende convidar as instituições de ensino superior que ficam mais próximas a fazerem parte do evento, entre elas, a Unifei, Unifal-MG, UFJF e UFSJ. 

Ainda segundo o prof. Nazareno, além dos representantes da Ufla no encontro, a SBPC terá dois representantes e a ideia inicial é que cada uma das instituições convidadas também tenha um representante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *