Carinho e boa vontade na construção de um futuro mais justo

Juliano Tavares / Ascom Ufla

“Venho aqui porque gosto. Desde quando o projeto começou nesta escola, nunca faltei. Acho que estou aprendendo mais, minha mãe vive dizendo que estou desenvolvendo muito”, responde Mariana Vilela Silva, quando perguntada sobre porque frequenta o Projeto “Recriar” há quatro anos, na Escola Municipal Paulo Lourenço Menicucci.

Com 10 anos de idade e estudando no 5º ano do ensino fundamental, Mariana é um dos cerca de 40 estudantes que fazem parte do Projeto “Recriar”, desenvolvido pelo GPP – Grupo de Partilha de Profissionais formado por servidores e estudantes da Ufla, além de profissionais de Lavras.

O “Recriar” existe há quase cinco anos, sendo que funcionou no bairro Novo Horizonte durante um ano, mas acabou sendo transferido para o “Água Limpa”. Com isso, desde 2006, voluntários ministram aulas de reforço aos sábados para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Paulo Lourenço Menicucci, localizada em Lavras.

“Reforço afetivo”

De acordo com os membros do grupo, Elaine Cristina de Carvalho e William Rogério Pires, “a maioria dos alunos estuda na escola, mas no projeto há também crianças que moram no bairro e estudam em outros locais”.

Eles afirmam também que no início das aulas e em datas comemorativas como o Dia das Crianças, o grupo costuma promover recreações e brincadeiras para divertir e motivar as crianças a continuarem participando do projeto. Além disso, eles explicam que, “quando possível, nós tentamos conhecer aspectos familiares a respeito das crianças que estão frequentando as aulas no projeto e, a partir disso, tentamos apoiá-las”, dizem William e Elaine.

A esse respeito, a diretora da escola profa. Marli Doralice da Silva Santos comenta que a interação que se estabelece entre os voluntários e as crianças vai muito além da questão do reforço escolar. “Durante as aulas, os voluntários acabam transferindo toda uma carga de carinho e afeto às crianças, o que certamente também se reverte no rendimento escolar delas”, finaliza ela.

Pra quem quiser ajudar

Atualmente, o “Recriar” conta com 15 voluntários que, alternadamente (de 15 em 15 dias) lecionam no Água Limpa. No entanto, o projeto poderia ser muito maior se houvesse mais voluntários. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelo willroge23@yahoo.com.br.