Carinho e boa vontade na construção de um futuro mais justo

Juliano Tavares / Ascom Ufla

“Venho aqui porque gosto. Desde quando o projeto começou nesta escola, nunca faltei. Acho que estou aprendendo mais, minha mãe vive dizendo que estou desenvolvendo muito”, responde Mariana Vilela Silva, quando perguntada sobre porque frequenta o Projeto “Recriar” há quatro anos, na Escola Municipal Paulo Lourenço Menicucci.

 

Com 10 anos de idade e estudando no 5º ano do ensino fundamental, Mariana é um dos cerca de 40 estudantes que fazem parte do Projeto “Recriar”, desenvolvido pelo GPP – Grupo de Partilha de Profissionais formado por servidores e estudantes da Ufla, além de profissionais de Lavras.

 

O “Recriar” existe há quase cinco anos, sendo que funcionou no bairro Novo Horizonte durante um ano, mas acabou sendo transferido para o “Água Limpa”. Com isso, desde 2006, voluntários ministram aulas de reforço aos sábados para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Paulo Lourenço Menicucci, localizada em Lavras.

 

“Reforço afetivo”

 

De acordo com os membros do grupo, Elaine Cristina de Carvalho e William Rogério Pires, “a maioria dos alunos estuda na escola, mas no projeto há também crianças que moram no bairro e estudam em outros locais”.

 

Eles afirmam também que no início das aulas e em datas comemorativas como o Dia das Crianças, o grupo costuma promover recreações e brincadeiras para divertir e motivar as crianças a continuarem participando do projeto. Além disso, eles explicam que, “quando possível, nós tentamos conhecer aspectos familiares a respeito das crianças que estão frequentando as aulas no projeto e, a partir disso, tentamos apoiá-las”, dizem William e Elaine.

 

A esse respeito, a diretora da escola profa. Marli Doralice da Silva Santos comenta que a interação que se estabelece entre os voluntários e as crianças vai muito além da questão do reforço escolar. “Durante as aulas, os voluntários acabam transferindo toda uma carga de carinho e afeto às crianças, o que certamente também se reverte no rendimento escolar delas”, finaliza ela.

 

Pra quem quiser ajudar

 

Atualmente, o “Recriar” conta com 15 voluntários que, alternadamente (de 15 em 15 dias) lecionam no Água Limpa. No entanto, o projeto poderia ser muito maior se houvesse mais voluntários. Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelo willroge23@yahoo.com.br.

Inscrições para pós-graduação lato sensu em Educação

O Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras está com inscrições abertas para o Processo Seletivo da Pós-Graduação lato senso em Educação.

 

Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas, lembrando que o curso é presencial, gratuito e deve ser feito no período máximo de dois anos.

 

Serviço

 

Período para inscrições: até 31/10

Horário: das 9h às 11h; e 14h às 16h

Local: Secretaria do Departamento de Educação

Mais informações pelo: (35) 3829-1445 ou http://www.ded.ufla.br.

Oportunidade para estudantes concluintes de quatro cursos

Sediado em Ipeúna/SP, o Centro de Pesquisa Mokiti Okada – CPMO, da Fundação Mokiti Okada – MOA, está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio Supervisionado ou Profissionalizante.

 

Podem candidatar-se alunos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia que estejam concluindo o curso. O estágio tem início em janeiro de 2010 e pode durar de quatro a seis meses, mas o currículo deve ser enviado até o dia 30 de novembro.

 

O modelo de como o currículo deve ser enviado à instituição, o endereço para o qual enviá-lo e outras informações sobre a oportunidade podem ser obtidos no edital disposto no link abaixo.

Professor da Ufla lança projeto “Duas rodas e muitas vidas”


Juliano Tavares / Ascom Ufla

O prof. Elias Rodrigues de Oliveira, do Departamento de Administração e Economia da Ufla, apresentou, no dia 08 de outubro, o projeto “Duas rodas e muitas vidas” a várias autoridades de Lavras. O objetivo é formar parcerias entre a Ufla e outras instituições do poder público para o desenvolvimento de ações educativas voltadas para motoristas, especialmente motociclistas e, com isso, reduzir o número de acidentes nas vias públicas locais.

De acordo com o prof. Elias, “o projeto “Duas Rodas e Muitas Vidas” busca somar esforços e sinergias às ações já desenvolvidas por órgãos e instituições públicas, no sentido de que as mesmas se tornem efetivas, freqüentes, sistematizadas e permanentemente avaliadas e melhoradas a fim de provocar mudanças no comportamento de condutores e de pedestres”.

Ele ressaltou que Lavras, como pólo regional, se destaca pelo aumento populacional e o conseqüente aumento do fluxo de veículos, sobretudo motos, seja de estudantes ou de prestadores de serviços de entrega que optam por esse tipo de veículo pelas características favoráveis (economia na manutenção, mobilidade e praticidade).

Participantes

O projeto foi recebido com entusiasmo pelas autoridades, que se prontificaram a fazer parte do mesmo e já marcaram uma outra reunião para dar continuidade aos trabalhos. Estiveram na apresentação do projeto o Tenente Leonardo de Oliveira Barbosa (representando o Cmt. da 6ª Cia IND MAT, Cap. Jean Bethoven de Freitas; o Cmt. da 54ª Cia da Polícia Militar de MG) o Sub-Tenente Cleber Helenir Soares, (representando o 1º Ten. PM Mauro Martins da Silva; o Cmt. do 5º Pel. PM de Lavras – Corpo de Bombeiros); o Diretor da TV Câmara, Aureliano Borges (representando o Presidente da Câmara Municipal de Lavras, Evandro Castanheira Lacerda); o Assessor de Defesa Social e Trânsito da Secretaria de Meio Ambiente de Lavras, Matusalém da Silva Machado, o Gestor de Educação no Trânsito, Edmilson Francisco, a Coordenadora do Projeto Educat, Daniele Silva da Cruz e a Superintendente de Cultura de Lavras, Maria Olímpia Alves de Melo e a Coordenadora de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão, Maria da Glória B. Mesquita.