Anfiteatro do Departamento de Biologia é inaugurado

Helder Tobias / Ascom Ufla

Professores, autoridades, técnicos-administrativos e estudantes prestigiaram a inauguração do anfiteatro, além de outras obras de ampliação e melhoria da infraestrutura do Departamento de Biologia. A cerimônia fez parte dos eventos comemorativos aos 101 anos da Ufla.

36 anos de história

A solenidade foi aberta pelo professor aposentado João Márcio de Carvalho Rios, que fez uma palestra sobre a trajetória de 36 anos de existência do Departamento de Biologia, comentando que, no início, o setor era responsável por quatro disciplinas que atendiam apenas ao curso de Agronomia e que o mesmo contava com oito professores e um técnico-administrativo. Atualmente, são oito cursos de graduação atendidos na universidade, além do curso de Ciências Biológicas nas duas modalidades: licenciatura e bacharelado. O prof. João Márcio ressaltou, ainda, os quatro programas de pós-graduação Stricto sensu coordenados pelo departamento: Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Ecologia Aplicada e Fisiologia Vegetal.

Ele comentou, também, que neste tempo todo, o departamento produziu grandes números e ressaltou os componentes que fazem parte de tal estrutura, “pois é um lugar onde se valoriza o ser humano e não apenas um simples local de trabalho, mas principalmente um espaço de valorização pessoal das pessoas que por aqui passam”, finalizou.

Justa homenagem

O atual chefe do Departamento, prof. César Augusto Brasil Pereira Pinto, fez um breve relato acerca do desencadear da obra do anfiteatro, iniciada em novembro passado e teceu alguns comentários acerca do nome que o anfiteatro recebeu: prof. Magno Antônio Pato Ramalho, “um professor que é o que todos nós gostaríamos de ser”.

“O nome que foi aprovado em assembléia é também o nome de um dos professores premiados pelo número de trabalhos orientados, um dos criadores do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e um professor convidado a lecionar palestras quase toda semana, isso para ficar em apenas alguns dados do currículo. Mas existem várias características muito próprias do Magno que não constam em nenhum currículo entre elas a liderança, o entusiasmo, o bom humor e o carisma, qualidades que nos agregam junto a ele”, destacou César.

Após isso, ele entregou uma placa de homenagem ao prof. Magno, que se declarou emocionado como se estivesse lecionando a primeira aula para uma turma, momento em que ele disse ficar sempre muito emocionado. Magno também agradeceu aos colegas do departamento, “é um grande orgulho para mim dar o nome a um anfiteatro, local onde a ciência será discutida em sua intensidade máxima”, agradeceu aos operários da obra, aos colegas da genética, à colega de trabalho profa. Ângela e à esposa Leninha, “a quem merece esta homenagem tanto quanto eu, pelo enorme apoio no dia-a-dia”.

O homenageado ainda desejou aos professores, especialmente aos novos, “que sempre preparem suas aulas como se fossem a primeira, porque todo aluno em sala de aula tem grandes sonhos e, com o nosso apoio, ele pode realizar grandes conquistas e mudar os rumos da vida dele”, finalizou Magno.

Descerramento da placa

Logo depois, o reitor prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o deputado Federal Paulo Piau, o chefe do Departamento prof. César e o prof. Magno descerraram a placa do novo anfiteatro.

Ao fazer uso da palavra, o pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo salientou a luta e o esforço da universidade em conseguir recursos extra-Reuni para a realização das obras no campus e agradeceu o apoio do deputado federal Paulo Piau, um dos parceiros da Ufla.

Por sua vez, o deputado Paulo Piau comentou a boa posição da Ufla (4º lugar) entre as universidades públicas e privadas, segundo o indicador do Inep e, no que diz respeito à questão pessoal, ressaltou o carinho com que sempre é recebido no campus.

Já o reitor prof. Nazareno contou como o problema da falta de um anfiteatro foi levado até ele no ano passado pelo então chefe do Departamento de Biologia, prof. José Donizeti Alves, explicou como parte do dinheiro da obra foi conseguido por meio da emenda parlamentar do deputado Paulo Piau e ainda comentou que uma outra emenda do mesmo deputado deverá estar beneficiando a Ufla ainda este mês.

E para findar a cerimônia, homenageou simbolicamente o parlamentar Paulo Piau com uma placa e com o livro “A terra prometida de Lavras”.