Inaugurado novo pavilhão de aulas para estudantes da Ufla

Helder Tobias / Ascom Ufla

Inaugurado na manhã desta terça-feira, dia 01, o novo pavilhão de aulas da Universidade Federal de Lavras (Ufla). O novo local tem capacidade para abrigar cerca de 500 estudantes e foi projetado para dar suporte à instituição em seu plano de expansão, previsto no Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras), através do Ministério da Educação.

Com uma área de 2.290 m², o pavilhão foi construído de forma circular, com dois pavimentos. No primeiro funcionam três anfiteatros, dois laboratórios, além de instalações sanitárias. Essas salas têm forma de meia-lua, para que os estudantes não fiquem muito distantes do professor. Cada um desses ambientes recebeu lousa digital de última geração e carteiras ergonômicas.

As salas são equipadas com pontos de energia e internet, para atender à necessidade dos estudantes. Circulações no perímetro da edificação oferecem, ainda, uma vista panorâmica do campus. No piso inferior, as áreas remanescentes devido à inclinação do terreno foram destinadas às novas instalações da agência dos Correios e da Crediesal.

O Reuni, um projeto ambicioso do Governo Federal, representa uma série de medidas a fim de retomar o crescimento do ensino superior público, criando um programa multidimensional e, ao mesmo tempo, acadêmico, político e estratégico. Os efeitos da iniciativa podem ser percebidos pelos expressivos números da expansão, iniciada em 2008 e prevista para concluir-se em 2012, e pela oportunidade que representa para a reestruturação acadêmica com inovação que significará, em curto prazo, uma verdadeira revolução na educação superior pública do país.