Ufla captou R$ 30 milhões para pesquisas em 2008

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Ufla – Universidade Federal de Lavras registrou um aumento de 75% na captação de recursos nas diferentes agências de fomento do país, alcançando a marca de mais de R$ 30 milhões em 2008. De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho, “esse aumento da captação de recursos só foi possível em razão da competência e do esforço geral dos professores pesquisadores que fazem parte do quadro permanente da universidade”, afirma ela.

INCT-CAFÉA Profa. Édila explica ainda que, dentre todos os editais dos quais a Ufla participou, alguns merecem destaque especial. Um deles é o que criou o INCT- Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café, num valor de R$ 5,8 milhões.

Tal instituto tem por objetivo gerar tecnologias apropriadas, competitivas e sustentáveis, estimulando, assim, a inovação e a geração de negócios no setor cafeeiro.

Ressalta-se, ainda, que o INCT – Café tem a Ufla como instituição-sede, mas outros centros de ensino e pesquisa também estão associados, entre eles a UFV- Universidade Federal de Viçosa, o IAC – Instituto Agronômico de Campinas, o Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural, a Embrapa e a Fundação Procafé de Varginha.

INCT-ANIMALNesse programa de pesquisa, a Ufla também passou a fazer parte como instituição associada ao INCT- Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Animal, sendo que o valor destinado para o mesmo é de R$ 4.127.000,00.

Junto à Ufla também fazem parte do edital a UFV (instituição-sede), a Unesp de Jaboticabal, a UFMG, a UFMT e a Epamig, dentre outros. Segundo o Prof. Elias Tadeu Fialho, sub-coordenador do projeto na Ufla, “o INCT- Animal tem por objetivo desenvolver e atualizar as tabelas brasileiras de composição de alimentos e exigências nutricionais dos animais gerando, com isso, tecnologias sustentáveis no setor produtivo da área”, afirma ele.

MAPA e FINEPAlém desses, num edital do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 21 projetos de pesquisa da Ufla foram aprovados com recursos num total de R$ 5 milhões. Assim, nessas pesquisas serão realizadas atividades nas áreas de saúde animal, sanidade vegetal e qualidade de produtos de origem animal, vegetal e dos insumos agropecuários.

Vale destacar, ainda, o êxito alcançado no edital da Finep –Ação Transversal Pró-Infra visando melhorias na infra-estrutura física e de energia, além de novos equipamentos para a universidade. O valor conseguido foi de R$ 1.200.000,00 e, com isso, parte do sistema elétrico da instituição será refeita e a estrutura dos biotérios para criação, manutenção e o uso de insetos bioindicadores para experimentação será consolidada na Ufla.

PIIDestaca-se, ainda, a participação da Ufla em programas voltados para a Inovação Tecnológica. Em 2007, a universidade participou como instituição-piloto no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de MG, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras.

O resultado do projeto foi a criação de cinco novas empresas de base tecnológica que gerou a revitalização da incubadora de empresas da Ufla e o fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica.

ALGUNS NÚMEROSA Ufla possui 87 grupos de pesquisa certificados na Plataforma Lattes do CNPq, os quais desenvolvem cerca de 400 linhas de pesquisa e 1200 projetos em 162 laboratórios, casas de vegetação e campos experimentais. Com isso, a instituição vem aumentando cada vez mais sua produção científica.