Ufla abre concurso para Professor do Quadro Permanente

A Universidade Federal de Lavras – Ufla, através da Diretoria de Recursos Humanos – DRH, informa que estão abertas, inscrições para  concurso público destinado ao provimento de cargos na Carreira de Magistério Superior do Quadro Permanente da Universidade.

 

As vagas são para áreas dos Departamentos de Química, Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Engenharia, Ciência do Solo e Ciências Exatas (conforme quadro abaixo). O regime de trabalho é de dedicação exclusiva, com remuneração de R$3.997,07 para Professor Assistente e R$6.497,16 para Professor Adjunto.

 

Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição no endereço www.drh.ufla.br, e entregar os documentos solicitados nos editais (38, 40 e 41) na Divisão de Seleção e Desenvolvimento/DRH, Prédio da Reitoria da Ufla, Lavras/MG, de 8h as 11h e de 13h as 16h.

 

A taxa de inscrição para Professor Assistente é de 95 reais e para Professor Adjunto de 150 reais. O concurso terá validade de um ano, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Mais informações através do site do DRH, pelo e-mail dsdrh@ufla.br ou pelo telefone (35) 3829 1139.

Departamento
Área
Química
Química Orgânica e Química Geral
Medicina Veterinária
Fisiologia e Farmacologia Veterinárias
Citologia, Histologia e Embriologia Animal.
Anatomia Animal
Zootecnia
Nutrição e Produção de Monogástricos
Biologia
Sistemática vegetal de Criptógamas e Fanerógamas
Ecologia Animal
Zoologia Geral
Engenharia
Eletricidade e Automação
Ciência do Solo
Química, Mineralogia, Gênese e

Morfologia do Solo
Ciências Exatas
Física Geral
Físico Educador
Matemática

 

Proec seleciona estudantes para participar do Projeto Rondon

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) abre inscrição para os estudantes que tenham interesse em participar da Operação 2009 do Projeto Rondon, na cidade de São Domingos (GO).

 

Para se inscrever, o estudante deverá retirar um formulário específico na recepção da Proec e devolvê-lo até dia 21/11/2008. As entrevistas ocorrerão a partir do dia 24/11/2008 e posteriormente será divulgada a relação dos selecionados.

 

Para se inscrever o estudante deverá ter cursado, no mínimo, 50% de seu curso e não ter participado de outras Operações do Projeto Rondon.

 

Outras Informações podem ser obtidas na Proec pelo telefone 35-3829.1317 ou pelo e-mail extensao@ufla.br.

Ufla cria curso de graduação em Engenharia Ambiental

Através do Conselho Universitário – CUNI e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, a Universidade Federal de Lavras – Ufla aprovou, neste mês, a criação do curso de Engenharia Ambiental. A implantação do novo curso ocorrerá no segundo vestibular de 2009.

A proposta de um curso de graduação em Engenharia Ambiental foi feita a cerca de quatro anos, por uma comissão de professores, presidida pelo professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Engenharia – DEG. Segundo o professor João Chrysostomo de Resende, pró-reitor de graduação da Ufla, na época a Universidade não tinha recursos e nem infra-estrutura para abrigar o novo curso, porém o projeto foi bem recebido pelos integrantes do Conselho.

Em 2007, com a instituição do Projeto Reuni na Ufla, a proposta do curso voltou à pauta de discussão. Foi feita uma reestruturação do projeto, onde se definiu um novo perfil para o profissional da área, e assim, o curso foi aprovado pela pró-reitoria de graduação, pelo CEPE e pelo CUNI. “O curso de Engenharia Ambiental foi um dos primeiros a integrar a lista de novos cursos vindos através do Reuni. A gente já tinha o projeto de 2004 e precisamos apenas adaptá-lo quanto ao número de professores e à definição de um perfil profissional que tivesse um mercado específico de trabalho”, afirmou o professor Chrysostomo.

O profissional de Engenharia Ambiental tem como algumas de suas funções o trabalho com a questão dos resíduos ambientais, investigando e avaliando áreas degradadas e os impactos ambientais causados, além de atuar também na recuperação dessas áreas. Segundo Chrysostomo, um perfil diferente de outros profissionais formados na Ufla: “nós procuramos dar um perfil de trabalho diferenciado do que hoje já trabalham profissionais que a gente forma, como o de Engenharia Florestal, Agrícola e Ciências Biológicas”. Concluiu.