Realizada a solenidade de abertura da 45ª Reunião anual da SBZ

Na noite do último dia 22/7, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou a solenidade de abertura da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; pela Prefeita do Município de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira; pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Dr. Gilman Viana Rodrigues; pelo presidente da SBZ, Prof. Antônio Ricardo Evangelista; pelo Diretor de Programas Temáticos do CNPq, Professor José Oswaldo Siqueira; pelo 1º Vice-Presidente da SBZ, professor da Universidade Estadual de Maringá, Clóves Cabreira Jobim; pelo Chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA, professor Eduardo Pinto Filgueiras; pelo secretário da SBZ e Vice-Reitor professor Elias Tadeu Fialho e pelo diretor do Programa de Agricultura Tropical e Meio Ambiente Rural da FAO, professor Pedro A. Sanchez.

Premiações

Prêmio Sociedade Brasileira de Zootecnia

Atribuído a profissional de reconhecido mérito, que trabalhe ou tenha vínculo com a Zootecnia e que tenha dado contribuição relevante à esta área do saber ao longo de sua vida profissional no Brasil. Para receber este prêmio, foi convidada a Professora Dra. Alice Eiko Murakami. A entrega foi realizada pelo o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Dr. Gilman Viana Rodrigues.

Prêmio Octávio Domingues

Atribuído à melhor Tese e à melhor Dissertação, defendidas e aprovadas no Brasil durante o ano de 2007. Para receber o prêmio, na categoria melhor tese, foi convidado o Dr. Luis Fernando Batista Pinto e seu orientador Prof. Dr. Irineu Umberto Packer da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". O título da tese premiada foi “Ocorrência de interações QTL X Sexo, de epistasias e de QTLs pleiotrópicos em aves (Gallus gallus)”. Com a tese “Exigências nutricionais de bovinos nelore, puros e cruzados, de diferentes classes sexuais”, foi convidado para receber a menção honrosa o Dr. Mário Luiz Chizzotti e seu orientador Prof. Dr. Sebastião de Campos Valadares Filho da Universidade Federal de Viçosa. A entrega foi realizada pelo reitor da Ufla, professor Nazareno Mendes.

Na categoria melhor dissertação, foi convidado o mestre em zootecnia Júlio Kuhn da Trindade, representado por seu orientador Prof. Dr. Silas Carneiro da Silva da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". O título da dissertação premiada foi “Modificações na estrutura do pasto e no comportamento ingestivo de bovinos durante o rebaixamento do capim-marandu submetido a estratégias de pastejo rotacionado”. Com a dissertação “Probióticos e fitase em dietas para potros mangalarga marchador”, foi convidado para receber a menção honrosa, a mestre em Zootecnia Raquel Silva de Moura e sua orientadora Profa. Dra. Adalgiza Souza Carneiro de Rezende da Universidade Federal de Minas Gerais. A entrega foi realizada pelo Diretor de Programas Temáticos do CNPq, professor Dr. José Oswaldo Siqueira.

Premio Ismar Leal Barreto

Atribuído ao melhor Trabalho apresentado durante a 44ª Reunião Anual da SBZ, realizada em Jaboticabal – SP. Para receber o prêmio, foi convidado o autor Luiz Fernando Batista Pinto, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz”, com o título “Efeito epistático de QTLs para peso vivo em frangos”. A entrega foi realizada pelo professor da Universidade Estadual Maringá e Primeiro Vice-presidente da SBZ, Cloves Cabreira Jobim.

Prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro

Atribuído ao melhor Artigo Científico publicado durante o ano de 2007, no Brasil ou no Exterior, em Periódico indexado com corpo editorial independente e classificação "CAPES Qualis A – internacional". Para receber o prêmio, foi convidado o autor Carlos Augusto de Miranda Gomide, do Centro Nacional de Produção de Gado de Leite de Juiz de Fora, com o título “Características estruturais e produção de forragem em pastos de capim-mombaça submetidos a períodos de descanso”. A menção honrosa foi para Liana Calegare, autora do trabalho de título Energy requirements and cow/calf efficiency of Nellore and Continental and British Bos taurus x Nelore crosses, que recebeu o certificado. A entrega foi realizada pelo coordenador de Área Técnica da Bunge/Serrana, Dr. Altivo Castro.

Homenagens

SBZ – A Sociedade Brasileira de Zootecnia prestou homenagens à Universidade Federal de Lavras pelo seu centenário de fundação, na pessoa do reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes. A entrega foi realizada pelo Presidente da SBZ, Professor Antônio Ricardo Evangelista. A SBZ também prestou suas homenagens póstumas ao Professor Júlio César Teixeira, na pessoa da Sra. Nadir Alexandrina, mãe do Professor Júlio, que a recebeu das mãos do Professor Eduardo Pinto Filgueiras, Chefe do Departamento de Zootecnia da UFLA a homenagem.

Centenário – No ano em comemoração ao centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras, a maior honraria outorgada pela Instituição a pessoas e Instituições é a “Medalha Comemorativa do Centenário” e a Ufla prestou suas homenagens ao professor Pedro Sanchez e à SBZ. A entrega foi realizada pelo reitor da Ufla professor Nazareno Mendes, acompanhado pelo professor Alfredo Scheid Lopes. Para receber a homenagem à SBZ, foi convidado o seu presidente, professor Antônio Ricardo Evangelista.