Novo portal Ufla: reformulação visual e organizacional

No ano de seu centenário de Fundação, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio da Editoria de Programação Visual e Web da Assessoria de Comunicação Social (Ascom/Ufla) inaugurou hoje (14/7) o novo portal na Internet, com visual totalmente reformulados, além de uma reorganização dos conteúdos, disponibilizando-os separados por itens e subitens.

A interface de exibição das notícias foi desenvolvida com a linguagem PHP, utilizando banco de dados MySql, acompanhando uma tendência mundial, por ser uma ferramenta de uso livre e por proporcionar maior segurança no armazenamento dos dados.

A Ufla conta com a valiosa parceria do Centro de Informática (Cin/Ufla), o qual realiza a manutenção técnica de segurança, hospedagem e a garantia da permanência do portal 24 horas diárias em pleno funcionamento.

Seções do novo portal

Notícias – A Assessoria de Comunicação realiza, diariamente, prospecção de notícias e releases jornalísticos dos vários acontecimentos da universidade. Estas notícias são disponibilizadas na primeira página para consulta dos usuários, e enviadas a um boletim informativo on-line que segue toda semana a um grupo de usuários cadastrados no sistema. No novo portal, as notícias ganharam um formato similar aos de outros grandes portais, que consiste no agrupamento de várias notícias, divididas por diferentes temas, em diferentes níveis de destaque, além de possuir espaço para imagem ilustrativa.

Eventos – O portal contará com uma seção mais elaborada de agenda, onde os usuários serão noticiados dos eventos que foram registrado pela Ufla e ainda permitirá que o usuário realize uma busca por palavra-chave, tema ou datas de eventos que já ocorreram e que ainda irão ocorrer. Na página de eventos, também há informações fundamentais em relação à legislação na Ufla sobre a realização de ventos, objetivando uma maior divulgação entre a comunidade acadêmica.

Conheça Lavras – Objetivando familiarizar os futuros estudantes da Ufla com a cidade de Lavras, o novo portal trará informações básicas do município como histórico, pontos turísticos, notícias, links para acesso à serviços mais utilizados como farmácias, supermercados, pontos de Táxi, Hotéis, Pensionatos, Hospitais, Pronto Atendimento, Postos de Saúde, Cinemas, Teatros, além dos principais telefones de emergência. Este serviço propiciará uma interação entre o estudante da Ufla e a cidade de Lavras.

Links importantes – Para facilitar a vida dos usuários, a Ascom organizou e selecionou alguns links mais utilizados pela comunidade acadêmica e disponibilizou em lugar de destaque na primeira página do portal. Os links estão organizados da seguinte maneira: Biblioteca Central, Expansão da Ufla, Concursos, Comunicação, Editora UFLA, TV Universitária e Rádio Universitária.

Pró-Reitorias

Após o lançamento do novo portal UFLA, na seqüência, estão previstas a reformulação dos projetos visuais e organizacionais de páginas institucionais das Pró-Reitorias. As trocas começam na próxima Segunda-feira, 21/7, onde serão lançadas as páginas da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Dia 28/7, será a vez da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Para finalizar, dia 4/8, serão lançadas as páginas da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

O novo portal poderá ser visualizado as 00 hora do dia 14/7 por meio do endereço eletrônico www.ufla.br. Outras informações pelo telefone 35.3829.1104 e pelo e-mail criação@ufla.br.