Ufla aprova cinco projetos no edital Prodoc 2007 da Capes

A CAPES divulgou os resultados do Edital 001/2007 do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC).

Foram apresentados 744 projetos e aprovados 254 para serem apoiados. O PRODOC tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento, no âmbito dos programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas do Brasil, de projetos institucionais que contribuam para: i) complementar a formação de recém-doutores e a aquisição, por esses profissionais, de prática acadêmica junto a equipes docentes de programas de pós-graduação; ii) diversificar internamente os grupos de ensino e pesquisa mediante a participação dos egressos de cursos de doutorado de outras instituições do país e do exterior; iii) fortalecer os grupos de pesquisa nos programas de pós-graduação; iv) integrar as atividades de ensino pesquisa e extensão.

O apoio consiste em bolsas de pós-doutorado, no valor de R$ 3.300,00 mensais, e R$ 12.000,00 por ano para custear o desenvolvimento das atividades dos projetos de pesquisa.

O projeto tem duração de 24 meses, podendo ser renovado por mais 24 meses. Mais detalhes sobre o programa de apoio podem ser encontrados em (http://www.capes.gov.br/bolsas/nopais/prodoc.html). Os bolsistas deverão participar de atividades de ensino e pesquisa nos programas de pós-graduação contemplados.

Os projetos da UFLA aprovados e os respectivos programas foram os seguintes: Agronomia/Entomologia (Revisão taxonômica do gênero Dichotomius hope (Coleoptera: Scarabaeidae)); Biotecnologia Vegetal (Introdução de novas técnicas moleculares no estudo de fisiologia vegetal para o fortalecimento do programa de pós-graduação em Biotecnologia Vegetal; Ciência dos Alimentos (Proposta para consolidação da linha de pesquisa em caracterização física, química e bioquímica de produtos de origem animal, pertencente ao programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos, na área de concentração de controle de qualidade físico-química do leite e produtos lácteos); Engenharia Florestal (Introdução de novas técnicas nos estudos da vegetação para fins de conservação da biodiversidade, para o fortalecimento do programa de pós-graduação em Engenharia Florestal); Estatística e Experimentação Agropecuária (Consolidação da linha de pesquisa em regressão e séries temporais do programa de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária com ênfase em ajustes de modelos não-lineares e aplicações na experimentação animal.

Para o pró-reitor de pós-graduação, Prof. Joel Augusto Muniz, ‘o resultado do edital expressa claramente a competitividade da proposta institucional da UFLA, que conseguiu aprovar cinco projetos de nove submetidos. A participação da UFLA nos editais do PRODOC tem sido crescente. No edital de 2002 foi aprovado um projeto do programa de Engenharia Florestal. No edital de 2005 foram aprovados quatro projetos: Ciência do Solo; Engenharia Agrícola; Fitotecnia; Genética e Melhoramento de Plantas. A atividade de pós-doutorado foi regulamentada na UFLA em 2005 por proposta da PRPG aprovada no CEPE (Resolução 087). O Estágio de Pós-Doutorado no âmbito dos programas de pós-graduação Stricto sensu, possibilita a pesquisadores do Brasil e do exterior não vinculado à UFLA aprimorarem seus conhecimentos e ao mesmo tempo contribuir para a consolidação dos grupos de pesquisa envolvidos, melhorando o nível de suas publicações’, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *