Reuni criará 9.543 novas bolsas de pós-graduação até 2012

O Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) terá uma grande expansão também nos cursos de pós-graduação, além daquele previsto para a graduação. A iniciativa do MEC (Ministério da Educação) criará 9.543 novas bolsas de pós-graduação até 2012. As universidades do país poderão contar já em 2008 com 960 bolsas. Na UnB (Universidade de Brasília), por exemplo, o programa de expansão da pós-graduação começará em 2009.

Os pró-reitores de graduação e pós-graduação das universidades federais brasileiras se reuniram no dia 1º de abril para discutir e definir as bases operacionais para liberação de recursos que custearão o programa. As bolsas serão concedidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para facilitar o gerenciamento, cada instituição será responsável pelo pagamento de seus bolsistas.

O vice-reitor Elias Fialho, interlocutor institucional da Ufla no Reuni e presidente da Comissão de Instalação do Programa na Ufla informa que a Instituição receberá, nos proximos quatro anos, 67 bolsas de pós-graduação, sendo 27 de doutorado e 40 de mestrado. Em 2008, a Ufla receberá 4 de mestrado e 2 de doutorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *