Ufla agenda Semana de Conservação do Solo

De acordo com a Lei Federal n° 7876, de 13 de novembro de 1989, o ‘Dia Nacional da Conservação do Solo ‘ deve ser comemorado em 15 de abril. Essa data foi escolhida como uma singela homenagem dos conservacionistas brasileiros ao Dr. Hugh Bennett – um dos expoentes mundiais da preservação dos recursos naturais.

O território brasileiro sofre com a degradação intensiva dos elementos da natureza ar, água, solo e florestas, desde a sua ocupação pelos europeus. A derrubada e a queima da vegetação das diversas regiões do território brasileiro têm contribuído para a expansão de áreas degradadas, o que prejudica, em muito, a possibilidade da ampliação das atividades agropecuárias.

Será realizada na Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Semana de Conservação do Solo, que objetiva refletir sobre a sobrevivência das populações, pois, a manutenção da fertilidade dos solos é indispensável à vida dos homens e animais, chamando a atenção da sociedade, em geral, para a importância da conservação dos elementos essenciais à produtividade das terras.

Segundo o tutor Pet Agrícola, professor Carlos Eduardo Silva Volpato “a realização da Semana de Conservação do Solo se deve à necessidade de informar e mobilizar autoridades, universitários e a sociedade sobre a importância de se preservar o solo, já que dele extraímos o alimento. Durante a semana serão abordados aspectos e problemas relacionados a conservação do solo no contexto dos cursos de Ciências Agrárias, a troca de experiências entre produtores e empresas, buscando soluções para um maior rendimento da produção e produtividade, sem que ocorra a degradação das áreas”.

O evento é organizado pelo Grupo PET Engenharia Agrícola/Ufla e esta agendado para os dias 14 e 15 de abril, com início previsto para às 18 horas, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura.