Ufla investe na transformação do conhecimento em desenvolvimento

O lançamento da publicação “Programa de Incentivo à Inovação em Minas Gerais” acontece, dia 06/03, no Salão de Convenções, às 10 horas, como parte integrante da apresentação do Programa de Incentivo à Inovação na Ufla e realização do III Simpósio sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) inicia as comemorações de seu centenário(1908 – 2008) com resultados de sucesso que consolidam sua inserção no cenário regional,nacional e internacional. A Ufla é uma instituição federal que tem como objetivos promover o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão universitária. Nestes 100 anos de atividade a instituição tem pautado suas ações na busca da qualidade.

A participação constante e crescente da equipe de docentes, pesquisadores, técnico-administrativos e acadêmicos da instituição no desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade tem sido reconhecida em diferentes esferas. A vocação institucional de fazer ciência e prática, desenvolvida durante um século de existência, possibilitou o entendimento de que é necessário gerar conhecimento, por meio da pesquisa básica, e, a partir de então, buscar a geração de novas tecnologias, a partir de pesquisas aplicadas. Desta forma, é possível contribuir com o desenvolvimento da sociedade, disponibilizando inovações que promovam melhorias na qualidade de vida, através de geração de renda e melhoria de processos no que se refere à melhor utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

Na busca do fortalecimento da política institucional de incentivo à pesquisa científica e inovação tecnológica a Ufla teve o apoio decisivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O desenvolvimento natural dessa política permitiu a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufla/Nintec, órgão responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e proteção ao conhecimento gerado na Universidade, conforme definido na lei de inovação tecnológica.

Devido à busca constante da promoção de ações visando a incentivar e capacitar os pesquisadores a desenvolver tecnologias inovadoras com aplicações práticas para a sociedade e para o mercado, a Ufla foi escolhida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), para atuar como instituição-piloto no Programa de Incentivo à Inovação (Pii). Celebrou-se então um convênio entre a Sectes, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura Municipal de Lavras, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Desenvolvimento, Científico e Cultural (Fundecc), no qual esses parceiros alocaram recursos e envidaram esforços para auxiliar na construção de um programa de incentivo à inovação para apoiar projetos que já estivessem em fase adiantada de transformação do conhecimento em inovação.

A participação da Ufla nesse programa permitiu o crescimento da equipe envolvida na gestão do Nintec e foi fundamental para o fomento da cultura de inovação na universidade, a qual, em conseqüência, se encontra hoje em processo de construção e consolidação de sua incubadora de empresas.

A transformação do conhecimento em inovação permitirá a criação de empresas de tecnologia, a atração de investidores e empreendedores e a criação de um banco de oportunidades tecnológicas, possibilitando a fixação de mão-de-obra capacitada oriunda de cursos da Ufla e de outras instituições de ensino superior de Lavras, reforçando a estratégia da implantação do Parque Tecnológico de Lavras.

A participação efetiva dos pesquisadores, em resposta ao Edital do Pii, foi recebida com entusiasmo pela instituição e incentivou o trabalho da equipe do Nintec na busca de novas oportunidades para viabilizar a transformação das pesquisas em inovações. Com essas ações, espera-se promover o desenvolvimento regional e demonstrar à sociedade que o papel da universidade vai além da formação de profissionais de qualidade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da região e do país.

As tecnologias apresentadas neste documento foram selecionadas entre 64 propostas, sendo que 20 delas foram contempladas com um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e 12 receberam recursos para a finalização do protótipo e elaboração do Plano de Negócios de sua tecnologia.

É a Ufla fazendo ciência e prática para o município de Lavras, a região sul de Minas, o Estado de Minas Gerais, o Brasil e o mundo.