Ufla inaugura Centro de Convivência

Inaugurada hoje (4/09) o Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras. O evento é parte integrante das comemorações dos 99 anos da Ufla.

Presentes à solenidade o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, deputado federal Reginaldo Lopes, ex-deputado Sérgio Miranda, presidente da Executiva Municipal do PDT em Belo Horizonte/MG, Roberbal Souto, gerente do Banco do Brasil, agência de Lavras, Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, presidente do Conselho Deliberativo e a diretora da Fundecc Iara Alvarenga Mesquita Pereira, Edson Ampélio Pozza, diretor da Faepe, Samuel Pereira de Carvalho, diretor da AdUfla, representantes da Associação dos Pós-Graduandos e Diretório Central dos Estudantes.

Nos últimos anos a Ufla experimentou um expressivo crescimento em todos os indicadores relacionados às suas atividades de ensino (graduação e pós-graduação), de extensão e de pesquisa. Os indicadores quantitativos relacionados ao número de estudantes, de cursos e de programas aumentaram em mais de 100%.

O projeto desse Centro de Convivência prevê a construção de uma praça, contendo um teatro de arena com cobertura removível, onde os diversos segmentos da Universidade terão um ponto de congraçamento, amplamente democrático para suas manifestações. Em torno da praça será construído um bloco com o espaço principal ocupado por um restaurante com cozinha industrial, com capacidade para atender 900 refeições diárias, em dois ambientes (bandejão e self-service). Além do restaurante serão criados espaços menores para colocação de vários serviços condizentes com a Universidade, tais como: agência de correios, copiadoras, farmácia, livraria, sanitários, circulações e uma sala especial para recreação (jogos e leitura). As construções terão o padrão de acabamento adotado pela Ufla, que tem como características a segurança, funcionalidade, qualidade e simplicidade.

A primeira etapa do projeto contempla espaço físico para o Diretório Central de Estudantes – DCE, todos os 13 Centros Acadêmicos de Graduação e a Associação de Pós-graduandos – APG, além de um laboratório central de informática dotado de 140 computadores para uso dos estudantes, contou com o apoio financeiro do Banco do Brasil, em contrato que tem a interveniência da Fundecc. A área construída é de aproximadamente 800 m2.