Ufla tem projeto aprovado para a compra de livros em Edital da Fapemig

A Ufla teve aprovado projeto na Fapemig, Edital 006/2007, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), contemplada com R$ 270 mil para aquisição de livros.

O projeto “Melhoria do acervo da Biblioteca Central da Ufla por meio de aquisição de livros técnico-científicos visando atender às demandas dos programas de pós-graduação” concorreu com outras 18 instituições, sendo superada, em captação de recursos financeiros, apenas pela UFMG que receberá R$ 285 mil.

Para o pró-reitor, professor Joel Augusto Muniz, “esta conquista representa um marco importante para a pós-graduação da Ufla, uma vez que cada um dos 19 programas de pós-graduação contará com 14,2 mil reais para a compra livros de acordo com suas demandas, totalizando 377 obras nacionais e 946 obras importadas que preencherão lacuna existente na Biblioteca Central, relacionada à falta de livros atuais ligados a temas de interesse abordados em disciplinas e exigidos nas pesquisas de dissertação e tese.

O acervo da biblioteca será enriquecido em 1323 livros novos, melhorando o nível das disciplinas oferecidas e pesquisas, possibilitando a publicação pelos docentes e estudantes de artigos classificados no Qualis, da Capes como A (Nacional e Internacional) alavancando os conceitos nas futuras avaliações, viabilizando a busca das almejadas notas 6 e 7 de excelência”.

Em 2006 a Ufla realizou a aquisição de R$ 100 mil em livros para a Biblioteca Central, também com financiamento em projeto da Fapemig. Os dois editais (2006 e 2007) são resultado de negociação com o Conselho Curador da Fapemig, pelo reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Mendes, quando ocupava a presidência do fórum das universidades mineiras, assessorado pelos pró-reitores de pesquisa e de pós-graduação; foram aportados recursos da ordem de R$ 4,5 milhões nos dois anos.