Centro Educacional NDE/Ufla comemora 20 anos de dedicação ao ensino infantil e fundamental

São 20 anos de profissionalismo e aprendizado! Uma escola de qualidade se constrói com fundamentação pedagógica adequada ao contexto histórico social, experiência educacional e a busca plena do desenvolvimento humano. O Centro Educacional da Ufla vivencia um momento especial, pois conseguiu alicerçar a maturidade das experiências obtidas juntamente com a competência técnica de seus professores/as e funcionários/as para formar cidadãos preparados para a vida que saibam fazer escolhas coerentes no seu dia a dia.

Histórico
Localizado no Campus Histórico da Ufla, foi inaugurado em 01 de agosto de 1987 com os recursos do MEC e, vinculada diretamente à Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Universidade Federal de Lavras, visando dar atendimento aos filhos/as de servidores da Instituição. O nome de origem dado, inicialmente, a instituição foi Creche Escola Semente do Amanhã. Atualmente, o Centro Educacional NDE/Ufla é aberto a toda comunidade Lavrense, propiciando a todos uma educação de qualidade.

Em março de 1994, os recursos para manutenção da Creche Semente do Amanhã, vinham diretamente da Universidade. Entretanto, a partir desse período, foram repassadas verbas mensais, diretamente aos servidores/as, para a manutenção de seus filhos/as nessa instituição educacional em forma de assistência Pré-Escolar. Em decorrência, a instituição tornou-se uma entidade particular sem fins lucrativos, mantida e dirigida por seus associados, através da Associação dos Usuários do Núcleo de Desenvolvimento Educacional – Aunde e vinculada diretamente à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais através do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NDE).

Em 1998, foi autorizado todo o segmento do Ensino Fundamental, pela portaria 434/98, entretanto, o segmento da 5ª a 8ª série só se implantou, efetivamente, em 2006. Em seguida, em 1999, a instituição recebe o título de “Entidade de Utilidade Pública” da Câmara Municipal de Lavras, e busca a cada ano retribuir com dignidade, através do trabalho compromissado o contínuo reconhecimento social.

A instituição consciente de sua maior potencialidade, estar inserida numa Universidade centenária, constrói parcerias com diversos segmentos dentro da Ufla no intuito de agregar possibilidades na construção do conhecimento, utilização do espaço físico e da infra-estrutura existente. Assessorias pedagógicas nas múltiplas áreas do conhecimento, promoção de formação continuada e desenvolvimentos de projetos são realizados em parcerias com os Departamentos e Setores especializados da Ufla. Evidenciam-se constantes contribuições advindas da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe).

Para a Presidente da Aunde, professora Cristina Lelis Leal Calegario, “toda essa experiência tem colaborado para que o Centro Educacional NDE/Ufla, seja reconhecido como uma escola de excelência e referência na esfera da Educação Infantil e de todos os segmentos do Ensino Fundamental na cidade de Lavras”.

Metodologia
Partindo de uma interação social que provoque o desejo do aprender, desenvolve-se a metodologia utilizada no Centro Educacional. Na educação infantil, as salas são organizadas em áreas ou centros de interesse e todas as atividades são oferecidas de acordo com um planejamento semanal disponibilizado aos pais. O ambiente é preparado com materiais de forma a propiciar às crianças a estimulação adequada ao seu nível de desenvolvimento. No ensino fundamental I e II, a partir da série introdutória são utilizados como base para o aprendizado, livros publicados por editoras respeitadas que ajudam a praticar um conteúdo mais dinâmico, competitivo e sistematizado. Faz parte desta proposta educacional visitas constantes aos departamentos da Universidade por meio de excursões aos laboratórios especializados e ainda a participação destes profissionais no Centro Educacional para que os alunos percebam na prática todo o conhecimento teórico absorvido nas salas de aula. A possibilidade de contato com esses profissionais universitários tem contribuído de forma excepcional para o enriquecimento da escola, através do aprendizado por parte dos educadores que tem oportunidade de estar em crescente transformação e ainda de seus alunos pela riqueza de experiências.

Depoimentos:
Pai professor – “No começo, a escolha da escola das minhas filhas gêmeas, Clara e Júlia, foi muito determinada pela comodidade devido à sua boa localização e facilidade de acesso. Ao conhecermos a escola, contou bastante o bom “astral” do lugar, que conjuga a delícia dos espaços externos disponíveis com árvores, oferecendo sombra e frescor, com o aconchego dos recintos internos, adequados para o trabalho com turmas pequenas. Mas acima de tudo, o que determinou a nossa escolha foi a qualidade do trabalho desenvolvido na escola, pois, acima até mesmo da ótima orientação pedagógica do trabalho, percebemos, como regra geral, que as pessoas que ali trabalhavam o faziam com amor e dedicação, o que, para nós, seria o ingrediente fundamental para uma bem sucedida história na formação pessoal de nossas filhas, que continuam se desenvolvendo felizes como alunas da escola, para a nossa satisfação. Sérgio Alves Bambirra – Profº do Departamento de Veterinária”.

Pai técnico-administrativo – “Acompanhar desde o início de sua implantação foi gratificante. Hoje eu e minha família participamos em seu crescimento e com certeza a Creche, Escola Semente do Amanhã e hoje Centro Educacional NDE/Ufla, também nos faz crescer, pois dão suporte ao que temos de mais importante – Nossas Filhas. Hoje quem está lá é a Yasmim, no ano que vem a Isabele. Que bom termos pessoas que se preocupam com o bem estar de nossas crianças. Meu agradecimento a todos que participaram e participam da consolidação desta casa de ensino. Esperamos que cresça e com você os nossos filhos como cidadãos e cidadãs de bem. Sandro Araújo – Servidor Técnico Administrativo da Ufla”.

Pais da Comunidade – “Escolhemos há muito tempo o Centro Educacional NDE-Ufla para os nossos filhos, não só pela busca contínua de qualidade que toda equipe almeja, mas também, por sentir um forte comprometimento das pessoas que administram a escola. Além de facilitar o relacionamento entre pais e administradores a escola tem entre suas grandes preocupações formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Desde o início percebemos a preocupação da escola em passar para seus alunos e para os pais a importância de se respeitar o próximo, bem como o meio ambiente. Por se tratar de uma associação ainda podemos participar das decisões relevantes para o funcionamento da escola, o que é um diferencial importante em relação às demais instituições de ensino em nossa cidade”. Roger Tadeu Morais Penido e Silvana Haddad Penido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *