MEC realiza seminário sobre o Programa Reuni

O professor Antônio Nazareno Mendes, reitor da Ufla e o professor João Chrisóstomo Resende Júnior, pró-reitor adjunto de graduação, participaram nos dias 26 e 27 pp. do 1º Seminário Nacional do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), promovido pelo Ministério da Educação, em Brasília.

Sobre o assunto, várias reuniões já aconteceram na Ufla, nos Conselhos Superiores e na Adufla-SS, que contou com a participação da Regional Leste do Andes-SN, da qual integram Instituições de Ensino Superior dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo (é a maior regional do Andes-SN).

Nas oportunidades de discussão, o professor Antônio Nazareno Mendes lembrou a expansão ocorrida nas Instituições Federais de Ensino Superior nos últimos 10 anos e comentou sobre o protocolo de intenções assinado pela Andifes com o governo federal em dezembro de 1998, ainda no governo FHC, que resultou na oferta de novas vagas e de novos cursos em muitas IFES, inclusive na Ufla (2002) sem que o governo cumprisse sua contrapartida: ‘não houve o aumento do orçamento para outros custeios e capital, nem a reposição do quadro de vacâncias de docentes e de técnicos administrativos, o que gerou um grave passivo nas universidades federais, que passam por dificuldades até hoje, com a falta de professores e de técnicos administrativos, deficiente infra-estrutura física e carência de equipamentos e de recursos financeiros para pagamento até de despesas consideradas fixas’. Na sequência da expansão do ensino superior, o atual Governo promoveu a interiorização das universidades federais, com a criação e transformação de 75 novos campi das Ifes em todo o Brasil.

Quanto ao Reuni, projeto em discussão pelo governo federal que prevê a reestruturação das Universidades Federais pela criação de novos cursos (preferencialmente noturnos) e aumento de vagas nos cursos já ofertados, a Andifes fez vários questionamentos ao MEC, particularmente relacionados às metas, que são muito ousadas, como a relação professor/alunos de graduação em cursos presenciais de 1/18, a taxa de conclusão média de pelo menos 90% e ainda o financiamento, que possibilita o aumento das despesas em apenas 20% nos próximos 5 anos (para pagamento de pessoal docente e técnico administrativo e custeio), o que limita o crescimento das menores universidades, com até 500 docentes, como é o caso da Ufla.

Sobre o Seminário realizado pelo MEC, o professor Antônio Nazareno considerou ‘o evento como muito esclarecedor, pois a comissão que assessora a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) no Programa Reuni fez um ótimo trabalho, melhorando o entendimento acerca de alguns questionamentos das Ifes. Nos próximos dias o Reuni será amplamente discutido pelas comunidades acadêmicas das Ifes e com os demais dirigentes no seminário da Andifes nos dias 7 e 8 de agosto próximo.’

O cronograma para apresentação de propostas pelas Ifes prevê o encaminhamento dos Planos já aprovados pelos Conselhos Universitários até o dia 28 de setembro próximo. Na Ufla, segundo o professor Nazareno, ‘uma comissão constituída pelo CEPE prepara um projeto que prevê a criação de novos cursos de graduação e programas de pós-graduação, além da expansão da oferta de vagas e de novas turmas (no período noturno) dos atuais cursos de graduação”.

Essa proposta será submetida à apreciação do Conselho de DesenvolvimentoInstitucional – CDI, que tem a participação também da comunidade externa à Ufla e ao Conselho Universitário, antes de ser encaminhada ao MEC.’

O Governo Federal prevê a aplicação de até R$ 2 bilhões/ano no Programa Reuni, entre os anos de 2008 e 2012.