Ufla realiza Simpósio Internacional de Transposição de Peixes na América do Sul

De 30 de julho a 03 de agosto, a Universidade Federal de Lavras, realiza o Simpósio Internacional de Transposição de Peixes na América do Sul (International Symposium on Fish Passages in South América).

Fizeram parte da mesa de abertura, o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes (reitor da Ufla), professor Antônio Donizeti de Oliveira (pró-reitor Adjunto de Pesquisa), professor. César Augusto Brasil Pereira Pinto (representando o professor José Donizeti Alves, chefe do Departamento de Biologia), professor Hilário Antônio de Castro (pró-reitor de Administração) e o professor Paulo dos Santos Pompeu (coordenador geral do simpósio).

Na manhã de hoje (30), o público assistiu a palestra “Características dos sistemas bem sucedidos de passagem para peixes” proferida pelo pesquisador Chris Katöpódis, do Instituto de Água Doce (Freshwater Institute), em Winnipeg, Canadá. Além de contar com a presença de pesquisadores e profissionais de sete paises (Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Chile e Argentina) e de nove estados brasileiros e Distrito Federal, incluindo representantes de instituições de ensino, pesquisa, órgãos ambientais, concessionárias de energia elétrica, empresa de engenharia e consultores.

Serão apresentados ao longo da semana 30 trabalhos com diferentes tipos de mecanismos de transposição de peixes que foram implantados e estruturados em toda América.

Para o coordenador professor Paulo Pompeu falar em transposição de peixes na América do Sul significa falar de grandes desafios “A maioria de nossos mecanismos ainda se baseia naqueles desenvolvidos para os peixes da América do Norte e Europa”.

O evento realizado pela Ufla, teve como apoiadores a Sociedade Brasileira de Ictiologia, o Centro de Transposição de Peixes, o Centro de Pesquisas em Hidraúlica e Recursos Hídricos da UFMG, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o CNPq, a Cemig, o Cefet/MG, a Eletrobras, Furnas e Fapemig.

Cenário
A fauna de peixes de água doce da América do Sul é a mais diversa do planeta, com pelo menos 4.500 espécies válidas. Embora apenas uma pequena fração delas tenha comportamento migrador conhecido, devido à sua abundância e grande porte, elas são as mais importantes para a pesca.

Em muitos rios da América do Sul tem sido detectada redução nos estoques pesqueiros atribuída, dentre outros fatores, a falhas no recrutamento devido à interrupção da migração dos peixes. Entre as estratégias utilizadas para eliminar os efeitos do bloqueio causado por barragens na migração dos peixes está a construção de mecanismos de transposição.
Embora o número de passagens para peixes implementadas na América do Sul seja crescente, informações sobre o seu funcionamento e eficiência são difusas e, muitos aspectos, como problemas relacionados à manutenção dos movimentos para jusante, têm sido pouco tratados.

Esse Simpósio é o resultado de um esforço para reunir informações sobre a experiência da América do Sul com passagens de peixes e surgiu da necessidade de se tratar de maneira interdisciplinar o estudo do impacto de usinas hidroelétricas sobre a fauna de peixes e suas implicações ecológicas.

Mais informações: www.eventos.ufla.br/fishpassages