Novos lançamentos das editoras universitárias

“Chrônicas Alagoanas II – notas sobre poder, operários e comunistas em Alagoas”, Luiz Sávio de Almeida – Reproduz quatro ensaios sobre a formação do movimento operário em Alagoas: aborda a exploração da mulher na implantação da indústria têxtil, o movimento grevista que paralisou a rede ferroviária de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, realizado em 1909, e aponta as raízes históricas do comunismo em Alagoas. (UFAL)

“Riscos ambientais – análise e mapeamento de Minas Gerais”, Geraldo César Rocha – Mostra como se faz a análise e o mapeamento de uma trilogia dos riscos (naturais, tecnológicos e sociais), mostrando resultados de pesquisas realizadas em Minas Gerais. (UFJF)

“Territórios de Confrontos: Campina Grande 1920-1945”, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de Souza – A questão central da obra é a análise das tensões e múltiplas formas dos moradores viverem na cidade de Campina Grande nas décadas de 1920-1940. O autor busca compreender como jornaleiros, operários, artistas, carregadores, donas de casa, prostitutas, industriais e agricultores viviam; onde moravam, amavam, se divertiam e trabalhavam; como usavam os espaços e territórios da cidade num período em que sua área central passava por um processo de reforma urbana. (UFCG)

“O amor e o diabo em Angela Lago – a complexidade do objeto artístico”, André Mendes – Esse trabalho familiariza o público com conceitos de arte, de leitura e de literatura extremamente modernos, sem que o custo da viagem pela teoria seja a aridez de leitura. Em momento nenhum o leitor se entedia: André compartilha conosco o prazer da familiaridade com conceitos complexos e com isso aparelha seus leitores para uma compreensão do encantamento que a obra de Angela Lago provoca. (UFMG)

“Desafios da Educação Básica – a pesquisa em educação”, Cleonara Maria Shwartz, Janete Magalhães Carvalho, Regina Helena Simões e Vânia Carvalho de Araújo (Orgs.) – A obra reúne uma coletânea de textos de estudiosos da educação básica, que apesar de diferentes enfoques e abordagens, se unem em torno de uma preocupação: valorizar as reflexões sobre os desafios a serem considerados na luta por uma educação básica de qualidade. (UFES)

“Formação, Saberes e Representações: história de vida de Helena Ferrari Teixeira”, Vantoir Roberto Brancher – Neste livro, o autor se propôs a conhecer os saberes e as representações de Helena Ferrari Teixeira, vereadora e professora atuante na década de 40 na cidade de Santa Maria. Conhecer e analisar a história de vida desta professora singular, de significativa importância para a história das mulheres no Brasil, na educação e na política, foi um dos objetivos deste trabalho. Para (re)construir a história, o autor utilizou o Método Biográfico Histórias de Vida, na modalidade Oral, alicerçado-se em outras formas de documentação tais como jornais, fotografias, depoimentos e outras pesquisas já realizadas. (UFSM)

“Ensino-Trabalho-Cidadania: Novas marcas ao ensinar integralidade no SUS”, Roseni Pinheiro, Ricardo Burg Ceccim, Ruben Araujo de Mattos (Orgs.) – Apresenta iniciativas concretas de inovações pedagógicas e educativas implantadas nos mais diversos recantos do Brasil. Os textos, escritos por 47 profissionais, estão organizados regionalmente, respeitando as especificidades de cada local. Desse amplo painel fazem parte projetos implantados no Acre, Juazeiro do Norte, Campo Grande, Botucatu, Belo Horizonte, Londrina, Santa Maria e Caxias do Sul. (UFF)

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *