Seminário discute integração da educação, saúde, ciência e tecnologia

Portal MEC, 25/07/07

Os ministérios da Educação, da Saúde e da Ciência e Tecnologia promoverão nos dias 1º e 2 de agosto o seminário Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia. O encontro será realizado no Parlamundi, na 915 Sul, em Brasília.

O seminário colocará em discussão a melhoria do Sistema de Informações dos Hospitais Universitários Federais (Sihuf), a matriz de alocação de recursos, a busca de maior inserção da rede de hospitais universitários no Programa Nacional do Ministério da Saúde (Telessaúde) e a apresentação da expansão da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) do Ministério de Ciência e Tecnologia. Vão participar diretores, superintendentes e servidores dos hospitais universitários, diretores e coordenadores de unidades de telemedicina e coordenadores do projeto-piloto nacional de telessaúde. O Ministério da Educação apresentará o Sihuf e a matriz de alocação de recursos orçamentários.

O Sihuf foi criado em 1997 para coletar e armazenar dados sobre o perfil dos hospitais universitários, identificar problemas e buscar alternativas para o desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e atividade assistencial. A matriz, criada em 1999, utiliza os indicadores do Sihuf para distribuir os recursos complementares para o custeio dos hospitais universitários.

O objetivo do Ministério da Educação é modernizar o sistema de coleta e garantir consenso no processo da distribuição orçamentária. Para alcançar essa finalidade, serão revistos os critérios existentes.

Rede — O Ministério da Ciência e Tecnologia lançará a Rede Universitária de Telemedicina. Ela conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com o apoio da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue). A rede será responsável pela implantação da infra-estrutura física, serviços e aplicações em redes eletrônicas para integrar iniciativas de telemedicina existentes nos hospitais universitários. Na primeira etapa, serão beneficiadas 19 unidades hospitalares em 14 estados. O projeto de implantação da infra-estrutura, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), será expandido a partir deste ano para outros 38 hospitais do País.

Telessaúde — O Ministério da Saúde apresentará o projeto Telessaúde, no qual está inserido o projeto-piloto nacional aplicado à atenção básica, em fase de implementação. Um dos objetivos do projeto é desenvolver ações de apoio à qualificação da atenção básica por meio de processos de educação permanente. O projeto-piloto nacional atenderá cerca de 900 pontos de conexão, preferencialmente localizados em unidades básicas de saúde (UBS). Também será abordado o convênio firmado entre os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, por meio da RNP, para incentivar o surgimento de núcleos de telessaúde nos estados que estejam fora do projeto-piloto. Essa parceria prevê a implantação de 32 pontos nesses estados, que também farão parte da Rute.