Capes lamenta morte de pesquisadoras em acidente aéreo

A diretoria e funcionários da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) lamentam as mortes das pesquisadoras Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza, e Vanda Ueda, no acidente do vôo 3054 da companhia aérea TAM, ocorrido na noite da última terça-feira, 17.

Para o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, as palavras são insuficientes para expressar ou mitigar a dor de quem perde pessoas queridas. “Mas a Capes homenageia e lembra da importante contribuição dada por estas pesquisadoras à pós-graduação brasileira, que ajudaram a formar alunos. Com certeza eles perpetuarão esse trabalho e mostrarão que suas vidas não foram em vão. Manifestamos nosso carinho por elas a seus familiares, alunos e amigos’, disse.

Doutora em geografia humana pela Universidade de Barcelona, Vanda Ueda era professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tinha um projeto de intercâmbio educacional para enviar seus alunos a universidades dos Estados Unidos, por meio do programa Capes-Fipse. Consultora da Capes na área multidisciplinar, a doutora em educação Valdemarina atuava como professora da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS). Além disso, era coordenadora do programa de pós-graduação em gereontologia biomédica da mesma universidade.