Inscrições abertas para intercâmbio entre Brasil e Argentina

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas para dois programas de intercâmbio acadêmico com a Argentina. O Programa CAPG-BA recebe inscrições até 30 de junho. As inscrições para o Capes-SECyT podem ser feitas até 31 de julho.

O CAPG-BA é o Programa de Centros Associados de Pós-graduação Brasil e Argentina. É realizado em parceria com a Secretaria de Políticas Universitárias (SPU). Tem como objetivo estimular a parceria acadêmica entre programas de pós-graduação de instituições de ensino superior dos dois países e promover o intercâmbio de professores e alunos.

O Programa Capes-SECyT é realizado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (SECyT). Seu objetivo é estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e argentinos vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior.

Segundo o assessor técnico de Cooperação Internacional da Capes, Sérgio Avellar, os dois programas buscam a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento. “A meta do CAPG-BA é obter, a médio prazo, equivalência de títulos, reconhecimento de créditos cursados, bem como co-tutela e co-orientação de estudantes de pós-graduação”, explica Avellar.

Já o SECyT, esclarece Avellar, fortalece o intercâmbio de pesquisadores de ambos os países. Os dois programas são realizados em parceria com o Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina. Desde que foi criado em 1998, o SECyT financiou 132 projetos. O CAPG-BA foi criado no ano 2000 e financiou, até o momento, 30 projetos.