Capes finaliza pré-seleção de candidatos a leitor em oito países

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) encerrou a pré-seleção de candidatos à função de leitor em instituições universitárias estrangeiras de oito países. Do total de 181 inscrições recebidas até 31 de maio, foram pré-selecionados 26 candidatos. Eles concorrem a vagas na Armênia, Coréia do Sul, Croácia, Líbano, Nova Zelândia, Panamá, Trinidad e Tobago, e Vietnã.

O país que teve o maior número de inscritos foi a Nova Zelândia, com 49 candidaturas. A Croácia aparece em segundo lugar, com 40 inscrições. Segundo informações da responsável pela execução do programa na Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Maria Luiza Pereira de Carvalho, após o término da análise feita na Capes, pelo grupo assessor especial, os currículos pré-selecionados foram encaminhados ao Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE). “Eles são os responsáveis pelo contato com os candidatos, a fim de confirmar sua permanência no processo seletivo. Em seguida, deverão enviar os currículos para as universidades estrangeiras, para que elas façam a escolha final,” explica. Os resultados serão conhecidos até o próximo dia 16 de julho.

A função de leitor foi regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores, em 1999. Os candidatos aprovados ficam responsáveis pela divulgação da cultura brasileira no exterior, por meio da organização de cursos e palestras em instituições de ensino superior. Para isso recebem passagem aérea e auxílio financeiro mensal, de acordo com o país de destino. O exercício do leitorado é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.