Ufla realiza III Curso de Bioinformática

O terceiro curso teórico-prático de bioinformática, intitulado “Bioinformática: do seqüenciamento a função biológica”, foi realizado na Ufla de 21 a 25 de maio de 2007 por iniciativa do Projeto PRODOC/Capes do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas – DBI, sob a coordenação da Dra. Magnólia de Araújo Campos (PRODOC/GENÉTICA/PRPG/UFLA) e do Núcleo de Estudos em Genética – GEN.

O curso foi ministrado por cinco professores, incluindo as seguintes palestras: O seqüenciamento de DNA (proessor. Luciano Vilela Paiva, LCBM/DQI, Ufla), Bancos de dados: arquitetura e utilização (professor Ricardo Martins A. Silva, DCC, Ufla), Caracterização estrutural de genes e de proteínas (Dra. Magnólia A. Campos), Alinhamentos de seqüências DNA e de proteínas e desenho de primers (professor Antonio Chalfun Junior, DBI, Ufla) e Inferências evolucionárias e geográficas a partir da diversidade de seqüências (Dra. Magnólia A. Campos e Dr. Cristiano S. Lima, RD/CNPq/DFP, Ufla).

Além de preencher lacuna nesta área, o curso teve caráter multidisciplinar, integrando vários departamentos e estudantes de diversos Programas de Pós-Graduação da Ufla. Dentre os 21 participantes, 16 eram estudantes de pós-graduação (Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Solos e Nutrição de Plantas, Ciências dos Alimentos, Zootecnia, além da presença dos novos estudantes do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia), 03 eram estudantes de graduação (Agronomia e Ciências Biológicas) e 2 eram profissionais, incluindo a presença do professor João Bosco Barreiro Filho, do Departamento de Veterinária da Ufla. Como resultado e em virtude da demanda, o curso será oferecido, no segundo semestre ou em fevereiro de 2008.

Os objetivos do curso são explicar, em termos gerais, como biólogos e agrônomos utilizam programas de computadores para analisar seqüências de DNA e de proteínas para inferir funções biológica e evolucionária; despertar no estudante o interesse pela Bioinformática e a utilidade em seus trabalhos de pós-graduação e cumprir com uma etapa do projeto PRODOC ligado à Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas – DBI.

O apoio institucional se fez notar de várias formas: O DCC apoiou com a liberação do Laboratório de Computação contendo 30 computadores, fundamental para a parte prática. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Ufla apoiou, com o fornecimento do Projetor (datashow). A Coordenação de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento incentivo e apoio com inscrições do evento.

Estiveram presentes na abertura do curso o pró-reitor de Pós-graduação professor Joel Augusto Muniz, chefe do Departamento de Biologia professor César Augusto Brasil Pereira Pinto, coordenador do Laboratório Central de Biologia Molecular professor Luciano Vilela Paiva, os professores do curso Antonio Chalfun Junior, a diretora do Núcleo de Estudos em Genética – GEN, a estudante de Pós-Graduação em Genética Francine Ishikawa.

A Bioinformática é uma área da Biologia Computacional, que utiliza computadores para a realização de tarefas em biologia. A importância da Biologia Computacional está em extrair a informação biológica contida na seqüência de DNA, vulgarmente conhecida como “sopa de letrinhas”.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Joel Muniz “uma vez que a Ufla está definitivamente inserida na era Genômica, esperamos que este curso provenha uma direção para o leigo, através da introdução dos principais conceitos relacionados à biologia molecular e a bioinformática, softwares e sites mais usados”.