Adolescentes de Lavras participam da Cúpula Júnior 8

A adolescente Fernanda Winter embarcou para a Alemanha. Ela participará da Cúpula Júnior 8, que acontece paralelamente ao encontro dos líderes dos países mais ricos do mundo, o G8.

Durante o evento, adolescentes da Argélia, Camarões, China, Etiópia, Índia, Moldávia, República Centro-Africana, Serra Leoa e Tanzânia apresentarão um documento aos chefes de governo da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, itália, Japão, Reino Unido e Rússia. É a primeira vez que o Brasil integra a equipe do Júnior 8, que está na terceira edição.

Segundo a professora Claudia Ribeiro, chefe do Departamento de Educação e coordenadora de diversos projetos na área ‘Fernanda tem 17 anos e participa, ativamente, desde os 12, do Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras, projeto de Extensão vinculado ao Departamento de Educação da Ufla’.

Ela foi escolhida pelo UNICEF pela sua atuação no Conselho Gestor do Movimento de Adolescente do Brasil – MAB, no Comitê Consultivo do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE. O SPE é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Educação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e do Fundo de População das Nações Unidas. O programa promove aintegração entre os serviços municipais e estaduais de saúde e educação e privilegia aescola como espaço para a articulação de políticas de prevenção para adolescentes e jovens.

Atuando para que este projeto seja efetivado as universidades, também, participam atravésdo Grupo de Trabalho 23 – Gênero, sexualidade e educação da ANPEd -AssociaçãoNacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação com consultoria à SECAD/MEC que coordena o SPE. Articulado à esta política a SESu/MEC/PROEXT lança editais nesta temática de Gênero, sexualidade e educação.

O Departamento de Educação(Ufla) aprovou, pela terceira vez consecutiva, o projeto Construindo Práticas a partir dos compromissos com a defesa dos direitos sexuais na infância e adolescência, no combate ao abuso e exploração sexual e atua na formação de adolescentes, jovens, educadores/as, conselheiros tutelares, agentes de saúde da família e integrantes do programa Sentinela. Fernanda participa ativamente deste projeto.

Ivens Reyner participou, no dia 24/5 da Teleconferência sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. A teleconferência foi exibida pelo SESC TV. Ivens tem 17 anos e foi o único adolescente a participar. Ele pertence ao MIAL e ao MAB.

Ontem, embarcou para Brasília o adolescente Leonardo Azevedo que irá apresentar seu projeto de Iniciação Científica Júnior – BIC Júnior, na II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de junho na UNB – Universidade de Brasília.