Fapemig libera R$ 2,6 mi para agronegócios e Ufla lidera lista de instituições beneficiadas

Com a assinatura dos termos de outorga do edital 011/2006 – Apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação no agronegócio – a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) liberou R$ 2,6 milhões para uma das atividades mais importantes do país e de reconhecido destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais. A assinatura aconteceu no último dia 25 de outubro, em cerimônia no auditório da FAPEMIG, com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Kleber Duarte Pereira, do presidente da FAPEMIG, José Geraldo de Freitas Drumond, e de outras autoridades de instituições envolvidas e beneficiadas pelo edital.

A lista de instituições beneficiadas é liderada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pela Empresa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que terão, cada uma, nove projetos financiados. Nesta versão, o edital recebeu 55 propostas, das quais 35 foram aprovadas. O valor repassado, R$ 2,6 milhões, é quase o dobro do disponibilizado na primeira edição do edital, em 2004. Entre as áreas temáticas das pesquisas contempladas, estão projetos voltados para cafeicultura, pastagens, leite, queijo, beneficiamento de frutos, controle de pragas em plantações, dentre outros.

A UFLA, maior contemplada neste edital, receberá, ao todo, recursos da ordem de R$ 740 mil. De acordo com reitor da Universidade, Antônio Nazareno Mendes, o apoio da FAPEMIG foi decisivo nos últimos 20 anos. ‘Graças ao trabalho realizado em universidades como a UFLA e em instituições de pesquisa, estaduais e federais, o Brasil é hoje um país que se destaca na produção mundial de alimentos de origem animal e vegetal,’ diz Nazareno. ‘O edital nº 011/06 assegura a execução de propostas estratégicas, formatadas em projetos de pesquisa considerados prioritários para a inovação e o desenvolvimento do agronegócio mineiro, o que certamente tornará o estado de Minas Gerais ainda mais competitivo no cenário nacional,’ diz o reitor.

O diretor científico da FAPEMIG, Mario Neto Borges, falou sobre a importância da geração e produção de conhecimento advindas do trabalho da fundação, por meio das modalidades de apoio oferecidas e das diversas demandas induzidas que vêm sendo contempladas pelos editais lançados. ‘Inovação, ciência e tecnologia são pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do estado de Minas Gerais’, disse o diretor, que também destacou o potencial mineiro para o agronegócio.

O presidente da FAPEMIG, José Geraldo Drumond, ressaltou a conquista de 70% do orçamento destinado pela constituição estadual para a Instituição, marca que anteriormente nunca havia sido atingida. ‘A Fundação nunca esteve tão bem como no governo atual. Rejubilamos porque, no ano em que a FAPEMIG comemora 20 anos, batemos o recorde lançando coincidentemente 20 editais’, observou Drumond. Para o secretário Paulo Kleber, o papel desempenhado pela FAPEMIG tem sido de extrema importância para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Minas Gerais. ‘O setor de agronegócios é historicamente importante para o desenvolvimento da economia do estado. É nossa obrigação investir nele’, disse o secretário.

O edital 011/06 faz parte do Programa Rede Estadual de Ciência e Tecnologia para Inovação Agroindustrial, uma parceria entre a FAPEMIG e Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos que visem à adaptação e o desenvolvimento científico e tecnológico de processos referentes a diversos produtos agropecuáros.