Professores da Ufla são contemplados com Bolsas do CNPq

Os professores Luiz Carlos Alves de Oliveira, do Departamento de Química, e Roberto Alves Braga Jr, do Departamento de Engenharia; foram contemplados com Bolsa de Produtividade na categoria Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em recente Edital lançado pelo CNPq em nível nacional. Trata-se da primeira ocasião em que este tipo de Edital é lançado pelo CNPq no Brasil, dentro da filosofia de difusão da cultura de propriedade intelectual no meio acadêmico-científico.

Das 200 bolsas ofertadas neste edital, 14 foram atribuídas a pesquisadores de Minas Gerais e que apenas cinco instituições do estado tiveram pesquisadores contemplados, sendo a Universidade Federal de Lavras uma delas. Isso demonstra o reconhecimento à competência dos professores Luiz Carlos e Roberto Braga para a realização de pesquisas como fonte de cunho tecnológico e inovador, revelando ainda o potencial de proteção intelectual que possuem as pesquisas destes professores; bem como outras realizadas na Ufla.

O professor Roberto Braga possui dois pedidos de patente: “Uso do Bio-speckle Laser como quantificador de Atividade Biológica – Medidor de Umidade, Identificador de Fungos em Sementes e Quantificador de Atividade em Sêmen Animal ou Humano” e “Método implementado em Microcomputador para Captura e Processamento de Imagem do Bio-speckle Laser e Uso”.

O professor Luiz Carlos já requereu três patentes: “Produção do Carvão a partir de Resíduos de Couro Wet Blue”, “Produção de Carvão Ativado a partir de Grãos de Café” e “Produção de Novas Resinas Adsorventes a partir de Resíduos de Poliestireno”. Os dois professores são membros da Comissão de Propriedade Intelectual que possui seu núcleo funcionando na Pró-Reitoria de Pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *