Ufla vai oferecer cursos noturnos

O Conselho Universitário (Cuni), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), aprovou a implantação de três novos cursos de graduação.

A serem ministrados no período noturno, os novos cursos são: Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática e de Licenciatura em Educação Física.

Para sugestão de implantação destes cursos, a comissão encarregada de alocação de vagas e a Pró-Reitoria de Graduação, avaliaram nove projetos de cursos novos e três projetos de turmas noturnas dos cursos já existentes, remetendo posteriormente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que aprovou e encaminhou a proposta de implantação ao Cuni.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação, prof. Gabriel José de Carvalho “tendo em vista o pequeno número de vagas disponíveis, a não disponibilidade de recursos para contratação de técnicos administrativos e investimentos, foram estipulados alguns parâmetros para o balisamento na escolha dos cursos a serem implantados, como: prioridade para cursos noturnos; custos de implantação (investimentos); cursos novos; número de docentes demandados; relação aluno/professor (impacto na OCC); uso de infra-estrutura ociosa; impacto social e demanda da sociedade”.

Esclarece ainda que “os demais projetos continuam adequados para futuras implantações e com a criação destes três novos cursos, no período noturno, a Ufla estará cumprindo o seu papel social, propiciando oportunidade àquelas pessoas que precisam trabalhar durante o dia”.

Estes três cursos disponibilizarão, a partir do 1º semestre de 2007 (data a ser confirmada pelo Cuni), 130 novas vagas por semestre (50 vagas na Licenciatura em Educação Física, 40 na Licenciatura em Matemática e 40 para o de Sistemas de Informação), totalizando 1.200 novos alunos quando os três cursos estiverem com sua capacidade plena. O Curso de Licenciatura em Educação Física terá a duração de 4 anos e os de Licenciatura em Matemática e Sistemas de Informação, 5 anos.

Mais informações:(35) 3829-1113 – E-mail: prg@ufla.br