Produtor rural recebe extensão da Ufla

O Grupo e Apoio à Pecuária Leiteira (Uflaleite), criado em novembro de 2000, por estudantes de graduação e professores do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), tem como objetivo orientar pequenos produtores de leite, nos diversos pontos do sistema de produção, e conjuntamente treinar os alunos participantes grupo.

O critério para ingresso dos produtores rurais no projeto é estar produzindo menos de 200 litros de leite diários, na data de ingresso no projeto, e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda. O intuito é colaborar na profissionalização do pequeno produtor de leite e complementar a formação acadêmica dos estudantes.

Segundo o prof. João Chrysostomo Resende Júnior, coordenador do projeto “há uma boa receptividade por parte dos produtores atendidos. Existe produtor que está no programa desde a fundação do grupo, com melhoria consideravel de produção, hoje, com mais de 400 litros diário”.

Com base nos problemas enfrentados pelo produtor de leite, principalmente o pequeno (que é o público alvo do projeto), o grupo, por meio de conhecimento e experiências adquiridas dentro da universidade somadas à realidade encontrada na convivência direta com os produtores, vêm buscando novas alternativas para aumentar a produção e, sobretudo, a lucratividade desses produtores.

Por outro lado o grupo recebe dos produtores experiências práticas e aprende a conviver na “verdadeira” realidade dos diversos sistemas de produção e encarar de maneira mais prática e aplicável o que se vê no âmbito acadêmico.

Estrutura

Atualmente o grupo é composto por dez integrantes, estudantes da Ufla, mas no semestre corrente pretende-se aumentar o número de integrantes para doze. É analisado o interesse do integrante, tanto nas reuniões quanto nas práticas de campo desenvolvidas e demais atividades do grupo, com o objetivo de direcioná-lo para as diversas funções do grupo. Todos os compromissos assumidos pelos integrantes devem ser cumpridos, em tempo hábil, e estes ficarão na inteira responsabilidade de quem os assumiu.

As reuniões são realizadas as terças-feira às 18h00, no DMV. Todo interessado em ingressar no grupo, deve se submeter a um processo de seleção, o qual avaliará o conhecimento, o potencial do indivíduo e sua disponibilidade de tempo para as atividades do grupo. O intuito da seleção será sempre atender o limite máximo de integrantes do gupo.

Atividades atuais

O grupo presta assistência gratuita a produtores da região de Lavras e Perdões. Dispõe com um espaço semanal no jornal Tribuna de Lavras, editando a “Coluna do Produtor”, que consiste de artigos, redigidos por estudantes, assessorados por professores, com temas relevantes relacionados à cadeia de produção de leite.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) o grupo possui uma bolsa de extensão desde que esta foi instituída (novembro de 2000). Semanalmente realizam-se discussões das situações das propriedades assistidas, seminários sobre temas relacionados, palestras proferidas por professores ou outros colaboradores e cursos relacionados ao assunto produção de leite.

“Melhorou consideravelmente não só a produção, como a higiene do leite dessas propriedades que visitamos. Temos controle disso, pois temos o histórico de dados de todos os animais desde momento em começamos a visitar a fazenda até os dias de hoje”, finaliza o prof. João Chrysostomo Resende Júnior.

Equipe

A equipe do Uflaleite é formada por: prof. João Chrysostomo Resende Júnior, coordenador; os estudantes: Gustavo Cunha Almeida Silva, João Luiz Pratti Daniel, Marcus da Silva Freitas, Naina Magalhães Lopes, Renan Baratto de André, Rodrigo Alves Barros, Ronaldo Francisco de Lima, Rooveth Luis Melo de Souza e Sancho Siécola Júnior.

Mais informações:
E-mail: joaocrj@ufla.br – ronaldofranciscolima@yahoo.com.br