Ufla renova acordo para intercâmbio de pesquisa agropecuária com a Holanda

Um novo acordo de cooperação internacional entre Brasil e Holanda para pesquisa agropecuária irá permitir o intercâmbio de pesquisadores, capacitação de estudantes de pós-graduação e troca de informações científicas. A parceria foi firmada com a assinatura do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e de Bert Speelman, do Centro de Pesquisa de Wageningen – instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura holandês.

Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), a assinatura do acordo foi assinada durante da realização de reunião ordinária (18/05) do Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe), com a presença de todos os seus membros, tendo ainda a participação do prof. José da Cruz Machado, diretor do Escritório de Assuntos Internacionais e do prof. José Egmar Falco , diretor de Cooperação Institucional e também, a de Bert Speelman , rector of Wageningen University Research e Peter Zuurbier , cooperação Internacional de WUR.

A Universidade de Wageningen já tem firmada as parcerias com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade de São Paulo (USP). O centro holandês é referência em pesquisa agropecuária naquele país, principalmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos.

O edital para seleção de grupos de pesquisa e estudantes será lançado no segundo semestre. O foco do programa será as ciências agrícolas, de alimentos, botânica, zoologia, ambientais, biotecnologia, econômicas e sociais.

Os professores Joel Augusto Muniz, pró-reitor de Pós-graduação da Ufla e Edson Ampélio Pozza, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) estiveram em Brasília representando a Ufla, na assinatura do acordo internacional.