Ufla renova acordo para intercâmbio de pesquisa agropecuária com a Holanda

Um novo acordo de cooperação internacional entre Brasil e Holanda para pesquisa agropecuária irá permitir o intercâmbio de pesquisadores, capacitação de estudantes de pós-graduação e troca de informações científicas. A parceria foi firmada com a assinatura do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e de Bert Speelman, do Centro de Pesquisa de Wageningen – instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura holandês.

Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), a assinatura do acordo foi assinada durante da realização de reunião ordinária (18/05) do Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe), com a presença de todos os seus membros, tendo ainda a participação do prof. José da Cruz Machado, diretor do Escritório de Assuntos Internacionais e do prof. José Egmar Falco , diretor de Cooperação Institucional e também, a de Bert Speelman , rector of Wageningen University Research e Peter Zuurbier , cooperação Internacional de WUR.

A Universidade de Wageningen já tem firmada as parcerias com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade de São Paulo (USP). O centro holandês é referência em pesquisa agropecuária naquele país, principalmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos.

O edital para seleção de grupos de pesquisa e estudantes será lançado no segundo semestre. O foco do programa será as ciências agrícolas, de alimentos, botânica, zoologia, ambientais, biotecnologia, econômicas e sociais.

Os professores Joel Augusto Muniz, pró-reitor de Pós-graduação da Ufla e Edson Ampélio Pozza, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) estiveram em Brasília representando a Ufla, na assinatura do acordo internacional.

Ciência da Computação edita Revista INFOCOMP

A Revista Infocomp é editada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e foi criada em 1999 pelo prof. Joaquim Quinteiro Uchôa com o objetivo de divulgar os resultados dos grupos de pesquisa do DCC-Ufla na Semana de Ciência da Computação da Ufla (Secicom).

Seu primeiro volume foi publicado em 1999 e o segundo em 2000. Suas edições foram interrompidas por três anos. Em 2004, o prof. Heitor Augustus Xavier Costa retomou suas atividades e editou seu terceiro volume para acompanhar a VI Secicom. Ainda em 2004, o prof. Rudini Menezes Sampaio foi nomeado editor da Infocomp pelo DCC, mantendo o prof. Heitor Costa como co-editor.

Segundo o prof. Rudini Sampaio, “a meta atual é obter o reconhecimento como uma revista científica de alto nível nacional e internacionalmente, seguindo os padrões de excelência dos grandes indexadores, como SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e ISI (Institute for Scientific Information). Com um trabalho de base recente, a Infocomp enriqueceu seus quadros com revisores doutores de todas as regiões do país e do mundo, como Singapura, Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Com a submissão de vários artigos em inglês, após divulgação maciça nos meios acadêmicos, conquistou-se a indexação em vários órgãos internacionais, como CoRR, CSB, DEST, E-LIS, ISBIB e IS Journals. Recentemente, conseguimos a divulgação nas instituições associadas à SBC (Sociedade Brasileira de Computação), bem como a utilização do sistema JEMS/EDAS da SBC para administração das submissões e revisões de artigos”.

A Infocomp é atualmente denominada Infocomp Journal of Computer Science, ISSN 1807-4545, tem periodicidade trimestral, é impressa, peer-reviewed e de fluxo contínuo. “O atual apoio da Ufla é fundamental. O fortalecimento da Infocomp é muito importante para a implantação dos programas de mestrado e doutorado do DCC”, finaliza o prof. Rudini Sampaio.

Mais informações: www.dcc.ufla.br/infocomp/