Guia de Fertilidade do Solo

O Guia de Fertilidade do Solo – Versão Multimídia 3.0 – 2004 é uma edição atualizada e ampliada da antiga versão 2.0 lançada pelos autores, Alfredo Scheid Lopes, Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Renato Marques, em 1999. A estrutura original teve como base o International Soil Fertility Manual, publicado pelo Potash and Phosphate Institute (PPI) em 1995 e traduzido pelo primeiro autor. Foram acrescentados novos conceitos envolvendo a fertilidade do solo e princípios de manejo, bem como exemplos e resultados de pesquisa específicos para as condições brasileiras. Constitui-se em uma publicação indispensável a todos aqueles que estão cursando a disciplina Fertilidade do Solo nas Escolas de Agronomia e Universidades Brasileiras, e também para profissionais em ciências agrárias que desejam fazer uma auto-reciclagem sobre o assunto, em especial os técnicos em extensão, de firmas de planejamento e responsáveis técnicos por propriedades rurais. Algumas publicações técnicas em PDF estão também disponíveis nessa versão.

Painéis de Cálculo, Fertigramas e Procura Palavras
Os painéis permitem que o próprio usuário execute uma série de cálculos envolvendo aspectos relacionados à construção da fertilidade do solo, tais como: estreitamento da relação C/N em resíduos orgânicos; fornecimento de N, P e K pela adubação orgânica; aumento de matéria orgânica pelo uso de resíduos; calagem pelos métodos de alumínio e cálcio + magnésio, saturação por bases, SMP; PRNT em corretivos; escolha de corretivos: preço por tonelada efetiva; adubação fosfatada corretiva; adubação potássica corretiva; estimativas da dose de gesso; cálculos de soma de bases, CTC efetiva, saturação por alumínio, CTC a pH 7,0 e saturação por bases da CTC a pH 7,0. Os fertigramas permitem ao usuário entrar com os resultados de uma completa análise de solo de uma gleba, inclusive micronutrientes, obtendo uma visualização gráfica dos resultados para efeito de comparações. O aplicativo Procura Palavras, (Full Text Search), incluído nesta versão, possibilita ao usuário navegar pelo texto procurando a palavra escolhida. Isto permitirá maior rapidez de pesquisa sobre determinado tópico.

Mais informações: ascheidl@ufla.br