Pró-reitoria de Extensão edita catálogo de extensão

O Catálogo de Extensão 2005, editado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) tem como objetivo cadastrar, promover o auto-conhecimento das atividades de extensão da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e ainda, estimular ações extensionistas integrada com a otimização de recursos para uma maior interação com a sociedade.

A Ufla tem forte vocação extensionista, destacando-se pelo seu pioneirismo e papel histórico, quando, ainda nas décadas de 20 e 30, promoveu a Primeira Exposição Nacional do Milho, a Primeira Exposição Agropecuária do Estado de Minas Gerais e editou O Agricultor, primeira revista de Minas Gerais direcionada ao produtor rural.

Com seus 96 anos, a Ufla conta com 315 professores (dos quais 95,4% com pós-graduação), 355 técnico-administrativos do quadro permanente, 2.673 alunos de graduação dos 10 cursos oferecidos, 920 alunos de pós-graduação Stricto Sensu (15 cursos de mestrado e 12 de doutorado) e 4964 alunos de todo o Brasil e do exterior, em cursos Lato Sensu (52 cursos oferecidos).

Desenvolve atualmente centenas de atividades em parceria com instituições públicas estaduais e federais, prefeituras, cooperativas agropecuárias, empresas privadas e organizações não-governamentais; porém, devido a seu grande crescimento, muitas dessas atividades não são registradas na Pró-Reitoria de Extensão, ficando sua divulgação restrita ao Departamento/Setor que as realizou e aos beneficiários/parceiros dessas atividades extensionistas.

Segundo o pró-reitor de extensão, prof. Rubens José Guimarães “a catalogação e o auto-conhecimento das atividades extensionistas da Ufla, a otimização de recursos para realizá-las e com o trabalho e participação dos seus docentes, discentes e técnico-administrativos promoverão uma interação Instituição-Comunidade, exercitando no dia-a-dia a Extensão como processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Instituição e a Comunidade”.