Iniciado o diagnóstico de saneamento ambiental no Lago de Furnas

O Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Revitalização do Lago de Furnas deu início ao diagnóstico das condições de saneamento ambiental nos 52 municípios que margeiam o referido lago.

Com esse objetivo foi assinado termo de cooperação técnica celebrado entre Furnas Centrais Elétricas S.A, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a União, por intermédio do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, através do Programa de Modernização do Setor de Saneamento – PMSS.

O convênio corresponde ao Diagnóstico das Condições de Saneamento Ambiental nos municípios atingidos pela bacia hidrográfica do Lago de Furnas. As equipes de campo e apoio que irão realizar o diagnóstico já foram contratadas pela Faepe.

Os técnicos: Adriana Santos Peixoto Corrêa, Alex Brabosa Norinho, Aloísio Caetano Ferreira, Eder Portella Loyola, Emerson Teruaki Moshizuki, Ernani Daniel de Souza, Fábio Akira Sato, Fernanda Fortes Westin, Lourenço Alves Pereira Junior e Zigomar Menezes de Souza estarão percorrendo todos os 52 municípios do entorno do Lago de Furnas, na coleta de dados sobre a estruturação física e operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de núcleos habitacionais em áreas rurais e urbanas e dos sistemas de drenagem pluvial e de manejo de resíduos sólidos.

O prof. Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) é o presidente do Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Revitalização do Entorno do Lago de Furnas. Ele informa que para implementar as metas estipuladas no Termo de Referência serão aplicados recursos no valor de 371 mil que foram repassados por Furnas Centrais Elétrica e serão gerenciados pela Faepe.

As instituições representadas no Fórum manifestam a necessidade de mobilização e apoio por parte das prefeituras, instituições, empresas e entidades envolvidas neste projeto, que colaborem com os técnicos que estão em campo, coletando os dados necessários para a concretização do diagnóstico, que servirá de referência para as prefeituras pleitearem financiamento para as futuras obras de saneamento, visando a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 1 milhão de habitantes que residem nos municípios lindeiros, e sobretudo preservando o Lago, garantindo e abrindo novas perspectivas para a fomentação do turismo e desenvolvimento sustentável da região.

As equipes de campo iniciaram o diagnóstico no dia 4/4/2005, pelas cidades de Lavras e Alfenas e deverão percorrer até o mês de julho, os seguintes municípios: Aguanil, Alterosa, Areado, Boa esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicinea, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Perdôes, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, Serrania, Três Pontas e Varginha.

O diagnóstico trata-se do primeiro projeto do programa denominado ‘Dialogo de Concertação’, que vem sendo coordenado pela Presidência da Republica, através da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Social. (Sedes), além do apoio dos prefeitos da região e da Alago.

Este projeto se caracteriza como o maior e mais amplo diagnóstico já realizado na região e sobre os resultados obtidos serão traçados os cenários das condições de saneamento do Lago de Furnas, cujos resultados serão disponibilizados por meio da Rede de Informação Ambiental – RIA – www.ria.org.br, às prefeituras, sociedade, dando subsídios e servindo de balizamento para o planejamento e captação de recursos para a implantação de projetos executivos que visem o desenvolvimento sustentável da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *