Associação dos Pós-Graduandos apoia greve dos professores

Após realizar uma assembleia, no dia 22, a Associação dos Pós-Graduandos da UFLA (APG) divulgou um comunicado declarando apoio à greve dos professores e solidariedade aos seus ideais. Durante a assembleia, a APG debateu as consequências do movimento, especialmente para os pós-graduandos, e definiu algumas reivindicações.

As principais solicitações foram o funcionamento do Restaurante Universitário e a disponibilização de alojamento para a pós-graduação durante a paralisação. A manutenção desses serviços se faz necessária porque os pós-graduandos permanecem com atividades de pesquisa no câmpus, mesmo sem aulas. A APG também solicitou a reestruturação dos horários dos ônibus internos da UFLA e apoio dos setores da Universidade a mobilizações promovidas pela pós-graduação.

A assembleia da APG foi realizada no Anfiteatro da Biblioteca Universitária e contou com quase 40% dos estudantes regularmente matriculados na pós-graduação. Como resultado da reunião, foi redigida uma carta, enviada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), à Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) e à Associação dos Docentes da UFLA (Adufla). No documento, a APG se compromete a apoiar o movimento de greve nas eventuais formas de protesto que venham a ocorrer, mas “sem o compromisso de paralisar as atividades de pesquisa ou boicotar qualquer atividade proposta por docentes não aderentes à greve”.