Greve: Cepe decide aguardar a próxima semana para colocar suspensão do calendário escolar em votação

Cibele Aguiar

Na tarde dessa quarta-feira (23), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) acatou as solicitações da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (Adufla – seção sindical) e do Comando de Greve Estudantil para prorrogar até a próxima semana a votação sobre a suspensão do calendário escolar. A proposta de suspensão estava em pauta por sugestão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Na UFLA, os comandos de greve docente e discente compartilham a ideia de que a suspensão do calendário deve aguardar as deliberações do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) na próxima semana, quando será realizada reunião do Comando Nacional de Greve (CNG) com representantes do governo.

Na avaliação do vice-reitor e reitor eleito, professor José Roberto Scolforo, a Direção Executiva da UFLA acata e apoia a decisão das representações da Universidade. “Apesar da suspensão do calendário ser um ponto controverso, o apoio às decisões dos comandos locais fortalece o movimento em defesa da universidade pública e de qualidade em sintonia com uma carreira docente valorizada. Durante a paralisação, devemos buscar proteger os estudantes do ônus que a greve pode causar”, considerou.

Nesta quinta-feira (24), professores, estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA organizam passeata unificada com o objetivo de conquistar o apoio da sociedade para o movimento. A concentração será às 13h30, na portaria principal da UFLA e deverá percorrer as principais ruas da cidade, com fechamento na Praça Augusto Silva.