UFLA retorna dos JUM’s como um dos destaques esportivos de Minas

handebol masculino Leufla
O time de handebol masculino superou limites e trouxe o ouro.

As equipes esportivas da UFLA fizeram uma participação brilhante nos Jogos Universitários Mineiros, realizados de 24 a 28 de julho em Uberlândia: a delegação da Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras (Leufla) retornou com o ouro do handebol e futsal masculino, bronze do futsal feminino e várias medalhas no atletismo, natação e judô.

No handebol masculino, a campanha contou com três vitórias e uma derrota; já a do futsal masculino foi invicta, com conquista nos pênaltis. Já as meninas do futsal tiveram uma trajetória com uma vitória, um empate e uma derrota, realizando a disputa pelo bronze contra a UFU.

jums futsal
Seleção masculina de futsal foi uma das que trouxeram o ouro

Atletismo

A UFLA foi a campeã geral do atletismo nos JUM’s, com 27 medalhas conquistadas. Danilo Leonel foi ouro nos 10 km da marcha atlética e prata no revezamento 4×400 m; Miguel Augusto Viol trouxe duas pratas (revezamento 4×100 e lançamento de martelo) dois bronzes (lançamento de disco e arremesso de peso); e Jean Jesley conquistou três ouros (salto triplo, salto em altura, lançamento de martelo) e duas pratas (revezamento 4×100 m e 4×400 m).

Ainda no atletismo masculino, Pedro de Oliveira conquistou o outro três vezes (110 m com barreiras, 400 m rasos e salto em distância) e duas pratas (revezamentos 4×100 m e 4×400 m); Álvaro Campos ganhou a medalha de ouro em duas ocasiões (lançamento de disco e arremesso de peso) e ficou com a prata três vezes (lançamento de dardo, revezamento 4×100 m e revezamento 4×400 m).

Atletismo

Entre as mulheres, Ana Carla Mariano conquistou o ouro, no arremesso de peso e no lançamento de martelo, e a prata, no lançamento de dardo; e Luiza Carolina ficou com o ouro, no lançamento de disco, e prata, no salto em altura e no lançamento de martelo.

Natação

nataçãoNa natação, a atleta Fabiana Honorio conquistou ouro nos 50 m costas e um bronze nos 100 m costas; Juliane Lima de Faria ganhou três pratas (200 m crawl, 200 m medley e 50 m peito) e bronze nos 100 m borboleta; Hércules Luiz faturou o ouro nos 1500 m estilo livre; Paulo Naves ganhou a medalha de ouro nos 50 m costas e prata nos 200 m costas; e Guilherme Tassone ficou com a prata nos 400 m medley.

A equipe masculina de natação, formada por Hércules Luiz, Paulo Naves, Guilherme Tassone e Paulo Henrique Silva, conquistou o bronze no revezamento 4×200 m livre. A atleta Fabiana Honorio conseguiu índice para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) na prova dos 50 m costas, assim como Paulo Naves. Outra atleta que se classificou para os JUB’s foi Juliane Lima de Faria, nos 50 m peito. Juntos, os nadadores da UFLA deram à Universidade o troféu de vice-campeão geral da modalidade.

Judô

Os judocas da Leufla trouxeram seis medalhas para Lavras: Thiago Matioli conquistou a prata na categoria absoluto e ganhou o ouro na categoria meio-pesado. Raul Canestri foi campeão na categoria meio-leve e ambos classificaram-se para os JUB’s. Gustavo Soares, na categoria leve e Paulo Franco, na categoria médio, foram bronze. No feminino, Sabrina Carvalho conquistou a prata na categoria meio-médio e é mais uma atleta classificada para a competição nacional, que acontece em outubro, em Goiânia.