UFLA terá Orquestra de Câmara

A Orquestra de Câmara da UFLA, sonho e projeto de vários servidores, está sendo concretizada. Segundo membros de uma comissão composta para sua estruturação, os ensaios podem começar em meados de outubro, reunindo músicos da UFLA (alunos, técnicos administrativos e professores) e da comunidade lavrense. Essa comissão trabalha no processo de aprovação de recursos para a compra de instrumentos, na seleção dos músicos e na realização de eventos com a participação do Coral Vozes do Câmpus e da Orquestra.

O processo de aprovação de recursos para a compra de instrumentos para a Orquestra está em andamento. Devem ser adquiridos cerca de 30 instrumentos de corda e de sopro. Membro da comissão, o maestro Augusto Pimenta (regente do Coral Vozes do Câmpus) elabora as especificações técnicas para a aquisição, a fim de que se proceda à compra quando os recursos forem liberados.

Já a seleção dos músicos ocorrerá, neste primeiro momento, por meio de um formulário online que deve ser preenchido por instrumentistas interessados em participar da Orquestra. Não haverá provas ou audições nessa etapa. “A ideia é iniciar buscando dar oportunidade de participação ao maior número possível de interessados que tocarem seus instrumentos em nível pelo menos básico”, esclarece Augusto Pimenta. A ficha está disponível neste link.

Paralelamente à orquestra, está sendo organizado um concerto de final de ano (com data a ser confirmada). O objetivo é que se reúnam a orquestra de câmara da UFLA , corais e cantores da cidade, em uma grande confraternização.

Para o maestro, o impacto da Orquestra de Câmara será positivo em toda a região. “O exercício da música em um conjunto orquestral e sua apreciação são experiências muito estimulantes, tanto para os músicos quanto para o público. Lavras possui uma história muito rica de produção cultural, e a orquestra e o coral da UFLA podem contribuir enormemente, oferecendo oportunidades de contato e descobertas musicais”, avaliou.

A comissão que trabalha em prol da Orquestra de Câmara é composta pelos professores Alcides Moino Júnior (DEN), André Vital Saúde (DCC), Magno Antonio Patto Ramalho (DBI), Paulo Estevão de Souza (DFP) e Silvério José Coelho (DAG), pelo professor aposentado Lucimar Leão e pelo maestro Augusto Pimenta.