Pesquisadores da Universidade de Lancaster visitam a UFLA para reforçar cooperação

Cibele Aguiar

Uma delegação composta por 12 pesquisadores da Universidade de Lancaster, Inglaterra (UK), visita a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para conhecer a Universidade e reforçar a parceria entre as instituições. Nessa quinta-feira (29), foi realizado no anfiteatro “Magno Antonio Patto Ramalho”, no Departamento de Biologia, o I Workshop sobre a Cooperação UFLA e a Universidade de Lancaster, com a apresentação de linhas prioritárias de pesquisa.

Na oportunidade, houve a apresentação do diretor de Pesquisa – Lancaster, Nigel Duncan Paul, que demonstrou grande entusiasmo com a visita e com a parceria entre as duas instituições. Reforçou a excelência de Lancaster como uma das principais instituições do Reino Unido, com destaque para o centro de pesquisa ambiental (Lancaster Environment Centre), que tem o foco prioritário na gestão da sustentabilidade e das transformações da biodiversidade. Destacou a UFLA entre as instituições parceiras e a importância de aprofundar a interação para projetos que tragam benefícios a todos. “Mudanças globais necessitam de parcerias globais”, enfatizou.

Representantes da UFLA dão boas-vindas à delegação de Lancaster

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, também fez uma explanação sobre o acordo de mútua colaboração entre as instituições, iniciado em 2009. Ele lembrou a ação pioneira que resultou no acordo de dupla titulação de doutorado entre as duas universidades e reforçou que o intercâmbio de estudantes já teve início. Três estudantes da UFLA foram selecionados para completar a formação na Inglaterra e a Universidade já recebe uma estudante da Lancaster. Novas chamadas para dupla titulação serão lançadas no âmbito da parceria. Chalfoun ressaltou que a interação entre as duas instituições vai além de publicações conjuntas, intensificando os projetos de pesquisa efetivamente colaborativos.

Também participaram da cerimônia de abertura do workshop o pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), professor Mozar José de Brito e o assessor especial, professor Renê Luís de Oliveira Rigitano, que deram boas-vindas à delegação e reforçaram a importância do aprofundamento das relações entre as instituições.

professores e estudantes participam do workshop sobre a cooperação

A delegação visitou diversos departamentos, em especial os que abrigam os programas de pós-graduação em Recursos Hídricos, Ecologia Aplicada, Microbiologia Agrícola, Genética e Melhoramento de Plantas, Agroquímica, Engenharia Agrícola, Fitotecnia, Engenharia Florestal, Entomologia, Biotecnologia Vegetal e Ciência do Solo.