Curso de Direito da UFLA recebe nota máxima em avaliação do MEC

Mais um resultado positivo que atesta a qualidade dos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Curso de Direito recebeu nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC), sendo considerado perfil EXCELENTE de qualidade.

A visita da comissão de avaliação de reconhecimento do Curso foi realizada no período de 6 a 8 de março, para aquilatar a concepção e implementação do projeto pedagógico, o corpo docente do Curso e a estrutura da Universidade, incluindo uma vistoria nas instalações da instituição, tendo visitado, entre outros espaços, laboratório de informática, salas de aula, ambiente de trabalho da coordenação do curso, local destinado ao desenvolvimento das atividades do núcleo de prática jurídica, biblioteca, departamento, secretarias e gabinetes de trabalho dos professores, registrando as observações consideradas pertinentes ao procedimento avaliativo.

O coordenador do curso de Direito da UFLA, professor Pedro Ivo Ribeiro Diniz, explica que os trabalhos dos avaliadores transcorreram sem qualquer contratempo. “Ao final, os elogios recebidos em todas as dimensões apreciadas foram gratificantes e demonstram que estamos no caminho certo. O reconhecimento do curso é resultado direto da eficiência institucional, do fulgor do corpo discente e do comprometimento de docentes e técnicos administrativos. Essas características – que marcam a história dessa instituição – pautam a consolidação com excelência do Curso de Direito da UFLA. Como resultado, temos o sentimento compartilhado por todos os envolvidos de orgulho de fazer parte desse curso e desta universidade”.

A avaliação In Loco é parte dos procedimentos de regulação e supervisão do MEC para o reconhecimento dos cursos de graduação. O instrumento que orienta os trabalhos dos professores avaliadores contempla três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.  O curso de Direito da UFLA recebeu nota máxima em todas essas dimensões.

A comissão tomou por base investigativa os documentos, entrevistas, análise dos acervos referentes à biblioteca, a produção do material didático e atendimento aos discentes. Foram verificados a aderência e o alinhamento entre o previsto e o realizado, os requisitos legais e normativos. O processo contou com reuniões com os dirigentes da Instituição, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Coordenação do Curso, Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de reuniões com o corpo docente e discente do curso.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o conceito máximo do MEC confirma o êxito de uma equipe de profissionais capacitados, sendo uma vitória de um conjunto, englobando professores, estudantes, técnicos e funcionários da UFLA que se dedicam ao melhor da instituição. O reitor ainda ressalta a construção do projeto pedagógico do curso de Direito, sendo desde o início diferenciado, com uma estrutura curricular inovadora, aliando teoria à prática de maneira exemplar.

Na avaliação do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, esse resultado é, além de reconhecimento, incentivo para que todos continuem focados no aprimoramento contínuo dos cursos de graduação da UFLA. “Esse resultado é fruto de muito trabalho da coordenação do curso, dos professores, técnicos administrativos, estudantes e da gestão institucional. Foram anos de dedicação e envolvimento diário focados na busca pela excelência. Desde a concepção e início das atividades, o curso de Direito tem demonstrado sua qualidade. Isso já havia se evidenciado no processo de autorização, quando recebeu nota máxima”, destaca.

Sobre o curso

Em 2012, a UFLA inaugurou o curso de Direito, após a aprovação do MEC, tendo recebido nota 5 na indicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Bacharelado também recebeu o parecer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a aprovação de todos os quesitos avaliados.

Os principais diferenciais do Curso de Direito da UFLA são:

Forte articulação entre teoria e prática: além das atividades de prática jurídica real e simulada, que exploram o exercício de tarefas típicas da advocacia contenciosa, o estudante pode experimentar, nas oficinas de prática jurídica, o expediente de outras profissões jurídicas, com a execução de rotinas de juízes, promotores de justiça, delegados, procuradores, professores, entre outros.

Diversas oportunidades extraclasse:  ensino,  pesquisa,  extensão, cultura e esporte. São diversos núcleos de estudos, grupos de pesquisa, empresas juniores, grupos de teatro, equipes esportivas, grupos de educação tutorial, entre outros.

Excelente infraestrutura em ampliação:  diversas salas de aulas equipadas com recursos informáticos e audiovisuais, auditórios para realização de eventos, laboratórios de informação e acesso à internet por meio de rede sem fio, biblioteca ampla com acervo bibliográfico em constante atualização, espaços de convivências e aparelhos para prática de esportes, restaurante universitário, entre outros.

Corpo docente qualificado:  professores que trabalham em regime de tempo integral e possuem formação em nível de pós-graduação (mestrado e/ou doutorado). Os professores contam com experiência em atividades de pesquisa e de extensão, além de se dedicarem à publicação de livros e de artigos em periódicos científicos, assim como participação em eventos jurídicos nacionais e estrangeiros.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.