VII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil teve a participação da UFLA

encontro_forum_2Professores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do VII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). O tema do evento foi “Um pacto pela Educação Infantil: financiamento, qualidade, formação”.

Estiveram presentes profissionais da educação de vários municípios de Minas Gerais. O Fórum é um espaço propositivo no qual se reafirmam compromissos de luta na Educação Infantil em todo Estado. A mesa de abertura contou com a participação da diretora da Faculdade de Educação da UFMG Juliane Correa; da representante do Ministério da Educação (MEC), coordenadora Geral da Educação Infantil, Rita de Cássia de Freitas Coelho; da representante do Conselho Estadual de Educação Maria Guilhermina Nogueira; da deputada Estadual Marília Aparecida Campos; do promotor de justiça de Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Minas Gerais Celso Penna Fernandes Júnior; da representante do Ministério Público, coordenadora Estadual de Defesa da Educação (Proeduc), Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; da representante da Undime Fátima Ulhoa e da representante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), professora da UFLA, Cláudia Maria Ribeiro (DED).

encontro_forum
Presença da UFLA no VII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil.

Além das palestras realizadas, os participantes se reuniram em grupos para discussão e deliberações acerca das estratégias a serem assumidas ao longo dos próximos meses. Na coordenação dos grupos estavam as professoras do Departamento de Educação (DED) da UFLA, Cláudia Maria Ribeiro, Kátia Batista Martins, Pryscilla Duarte, Ana Paula Santos e o professor Vanderlei Barbosa. Também participaram do evento, as pedagogas e mestrandas em educação da UFLA Juliana Graziella Guimarães e Priscila Natalícia Bernardo. O trabalho em grupo subsidiou a plenária final, assegurando, assim, a participação democrática fundamental para a defesa de uma Educação Infantil de Qualidade.

Os compromissos assumidos com a Educação Infantil e reiterados durante todo o VII Encontro Ampliado do FMEI foram: o acesso às crianças de 0 a 5 anos aos sistemas públicos de educação; o reconhecimento do direito constitucional das crianças de 0 a 5 anos (independentemente de raça, idade, gênero, etnia, credo, origem sócio-econômica-cultural, territorial, etc.); o atendimento em instituições públicas, gratuitas e de qualidade; a destinação de recursos públicos específicos e adequados, imprescindíveis ao atendimento em creches e pré-escolas, respeitando os direitos fundamentais das crianças; a indissociabilidade entre cuidar/educar visando o bem estar, o crescimento e o pleno desenvolvimento da criança; a implementação de políticas públicas que visem a expansão e a melhoria da qualidade do atendimento educacional abrangendo essa faixa etária; a identificação da Educação Infantil como campo intersetorial, interdisciplinar, multidimensional e em permanente evolução.

Texto e fotos: Fátima Ribeiro- jornalista; e colaboração de Luana Nayara Pena- bolsista Proat/Ascom