Palestras do 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira estão disponíveis em vídeos

capa-videosJá estão disponíveis as apresentações em vídeo da 7ª edição do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, organizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizado com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O evento marcou a abertura da Expocafé 2016.

Os vídeos, disponibilizados na Rede Social do Café – Peabirus podem ser acessados no link Café Web TV, projeto que recebe o apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da UFLA, da Agência de Inovação do Café (Inovacafé), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Consórcio Pesquisa Café.

O Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira é uma oportunidade de intercâmbio de informações sobre tecnologias e produção mecanizada e reuniu neste ano cerca de trezentas pessoas, entre pesquisadores, técnicos, consultores e produtores, sob a coordenação científica do professor Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG).

De acordo com o professor Fábio Moreira, o evento deste ano trouxe palestras que trataram essencialmente da mecanização na lavoura cafeeira, seu manejo, além do conceito que está sendo lançado como protocolo, que é a cafeicultura de precisão.

Entre os temas abordados estiveram: desempenho de campo das operações mecanizadas no Sul de Minas e no Cerrado; levantamento de mapas temáticos para a cafeicultura de precisão; potencialidades de novas tecnologias em mecanização da lavoura cafeeira; gestão da informação do campo; potencial das novas cultivares de café desenvolvidas pela Epamig; manejo da brachiaria na cultura do café – bioativação e colheita mecanizada e seletiva do café.

O chefe do DEG/UFLA, professor Carlos Eduardo Volpato, destaca o quanto a mecanização ajuda no desenvolvimento da produção cafeeira no país. “Ela influencia muito no custo. Quanto menor for o custo, maior será a renda do cafeicultor, e por consequência, maior será o desenvolvimento econômico para a região”.

Confira nos links abaixo o Cardápio de Palestras:

#CaféWebTV: Abertura do 7° Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

#CaféWebTV: Desempenho de campo das operações mecanizadas no sul de minas e no cerrado

#CaféWebTV: Levantamento de mapas temáticos para a cafeicultura de precisão

#CaféWebTV: Potencialidades de novas tecnologias em mecanização da lavoura cafeeira

#CaféWebTV: Gestão da informação do campo

#CaféWebTV: Potencial das novas cultivares de café desenvolvidas pela EPAMIG

#CaféWebTV: Manejo da brachiaria na cultura do café – Bioativação

#CaféWebTV: Colheita mecanizada e seletiva do café

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA